Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Pardo

Faltaram tempo e dinheiro para conclusão de projetos

Prestes a encerrar o mandato, o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke (PMDB), avaliou os quatro anos em que esteve à frente do Executivo e concluiu que as dificuldades financeiras e a falta de tempo para captar mais recursos foram empecilhos para finalizar seus projetos. Entre as obras que gostaria de ter entregue, destacou a modernização do Centro Histórico, pavimentações de mais ruas e a conclusão do acesso pela Rua Andrade Neves, que foi prolongada e ligada à Avenida Perimetral.

Em relação ao Centro Histórico, Schwanke chegou a realizar um estudo arquitetônico que previa melhorias no calçamento e calçadas, e iluminação de prédios. Para ele, outras prioridades acabaram desviando o foco da modernização. “Era um pré-projeto, mas já bastante grande. Porém, não conseguimos recursos. Se tivesse um segundo mandato, ainda conseguiríamos captar verbas.”

Embora tenha pavimentado 33 vias do município, o prefeito afirmou que pretendia ter atingido um número maior. De acordo com Schwanke, alguns bairros chegaram a ser totalmente asfaltados e, por isso, ele se mostrou satisfeito com os trabalhos. “Hoje temos ciência de que não se consegue fazer tudo em quatro anos. Gostaria de ter realizado muito mais, mas dentro das dificuldades do mandato, acredito que conseguimos fazer bastante”, frisou.

Publicidade

Dificuldades, aliás, não foram poucas. Fora a crise financeira enfrentada pela maioria dos municípios gaúchos, Schwanke ressaltou que teve como herança contas a pagar. “Recebi a Prefeitura sem ter a folha de dezembro paga e sem recurso em caixa. Além disso, as contas de luz não pagas chegavam a R$ 1 milhão, entre outras questões.”

Fatores climáticos também atrapalharam. No seu primeiro ano (2013), uma enxurrada derrubou 32 pontes e prejudicou estradas e lavouras. Dois anos depois, três temporais assolaram o município, com milhares de casas atingidas por granizo. Na agricultura – um dos principais motores econômicos –, o gestor estima que os dois anos somaram prejuízos de R$ 170 milhões.

Hospital Regional é considerado o maior feito

Publicidade

Como grandes feitos de seu governo, o prefeito destacou a recuperação do hospital e a transformação em Hospital Regional do Vale do Rio Pardo e a construção do Centro Vocacional Tecnológico de Diversificação da Fumicultura, em Rincão Del Rey. “O Hospital Regional é o maior projeto que já foi feito em saúde pública, tanto em Rio Pardo quanto na região. Fico superfeliz de ter recuperado a saúde municipal e regional por meio dessa estrutura.” Schwanke ainda pretendia construir UTIs pediátrica e adulta. “Há projeto arquitetônico pronto e aprovado pela Vigilância Sanitária do Estado. O que nós iríamos fazer agora seria licitar os projetos complementares e depois, a obra. Organizar para poder, em quatro anos, construir as UTIs, que não são obras baratas.”

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.