Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

Falta de vacinas importantes em estoque preocupa Secretaria Municipal da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde manifesta preocupação pelo recebimento abaixo do esperado de doses de vacinas tidas como importantes. Segundo a coordenadora do Setor de Imunizações da Secretaria, Carla Lili Müller, algumas vacinas e soros não são enviados ou chegam em quantidade menor do que o necessário desde meados de setembro de 2015. As vacinas são remetidas pelo Ministério da Saúde, que as repassa para o Estado distribuir aos municípios através de suas coordenadorias regionais de saúde.

Desde o início de 2016, não foram recebidas pelo município vacinas como as que combatem as hepatites A e B, antitetânica, dTpa (tríplice bacteriana acelular, que previne a coqueluche, difteria e tétano para prematuros e crianças que tiveram reação adversa na primeira aplicação), antirrábica e alguns soros e imunoglobulinas. Já as vacinas pentavalente e tetra viral chegaram neste ano ao município em quantidade abaixo da demanda. De forma paliativa, 50 doses da vacina antitetânica foram remanejadas de postos nos bairros para o Posto Central, visando o atendimento para gestantes e casos urgentes. No entanto, este estoque está próximo do final.

No Hospital São Sebastião Mártir, ainda há cinco doses contra a hepatite B reservadas para recém-nascidos, mas este lote deve acabar ainda nesta semana. Neste caso em específico, os bebês terão alta hospitalar após o nascimento sem ter recebido a dose da vacina. A enfermeira Carla alerta para os pais ficarem atentos, para procederem a aplicação da vacina nos filhos em 30 dias no posto de saúde. Caso a situação ainda não tenha sido regularizada neste período, a criança iniciará o esquema de Hepatite B aos dois meses de idade com a vacina pentavalente, que contempla esta vacina na sua composição.

Publicidade

O tema motivou reunião nesta terça-feira, 23, entre o prefeito Airton Artus, secretário Celso Artus e equipe técnica da área da saúde. A Secretaria Municipal da Saúde está na expectativa de que os problemas de estoque sejam supridos na próxima remessa, com chegada prevista para o inicio do próximo mês. O Setor de Imunizações solicita atenção da comunidade nas informações sobre a chegada de novos lotes de vacinas ao município, para que as carteiras de vacinação das crianças possam ser colocadas em dia.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.