Santa Cruz do Sul

Falta de manutenção em vegetação gera transtornos a pedestres no Bairro Higienópolis

É comum nesta época do ano vegetações em calçadas ganharem volume, o que exige correções para evitar transtornos a pedestres. Não raro, porém, isso não acontece, o que gera reclamações. Um caso que chegou à coluna Panorama, da Gazeta do Sul, é na Rua Conselheiro Augusto Hennig, no Bairro Higienópolis, onde o mato no passeio chega a ser mais alto do que a cerca do terreno baldio.

Segundo a autora da queixa, o problema já foi comunicado mais de uma vez à Prefeitura, a primeira ainda no fim de setembro. “Pelo local, transitam muitos estudantes do Colégio Mauá e inúmeras pessoas que fazem caminhada até a Gruta”, observou a leitora.

LEIA TAMBÉM: Descarte irregular de lixo gera revolta em Santa Cruz; saiba como denunciar

Publicidade

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul informa que o proprietário responsável pelo trecho da calçada situada na Rua Conselheiro Augusto Henning, no Bairro Higienópolis, já foi devidamente notificado dentro dos prazos previstos em lei. Não há inércia por parte do poder público municipal. De acordo com a Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex), já foram encaminhadas duas notificações a ele: a primeira pelos Correios, como é de praxe, dado o volume de demandas que chegam ao setor. Como não houve retorno do aviso de recebimento, a fiscalização foi pessoalmente efetuar nova notificação no dia 9 de novembro.

De acordo com a lei, o proprietário tem até este sábado, 19, para fazer a limpeza e os reparos necessários na calçada, sob pena de pagar uma multa estipulada em 0,5 UPM – R$ 187,75. Em caso de reincidência, será cobrado o dobro desse valor.

LEIA TAMBÉM: Clima atrapalha o cultivo da mandioca na região

Publicidade

A Administração Municipal reforça o empenho da fiscalização para sanar o problema, porém atenta para a obrigatoriedade no cumprimento dos prazos previstos na lei 5.436, que versa sobre a manutenção e limpeza do passeio público. Diante da chegada do verão e, consequentemente, do crescimento mais acelerado da vegetação nesta época do ano, as ações de fiscalização serão intensificadas. Pede-se, no entanto, aos proprietários que zelem pelas calçadas, tendo em vista, acima de tudo, o bem comum.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.