Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ALERTA

Falta de insulina nas farmácias de Santa Cruz preocupa população

Foto: Freepik.com

Produto é indispensável para a qualidade de vida dos portadores de diabetes tipo 1 e 2

A dificuldade para adquirir insulina nas farmácias de Santa Cruz do Sul está preocupando pessoas diabéticas e seus familiares. Nos últimos dias, a Gazeta do Sul recebeu relatos de leitores informando que não há disponibilidade do produto nem previsão de quando isso vai acontecer. A insulina é indispensável para o tratamento e a manutenção da qualidade de vida dos portadores de diabetes tipo 1 e 2. Se não aplicada regularmente e da maneira correta, pode provocar agravamento da condição de saúde e até mesmo a morte.

A rede de farmácias São João, que possui o maior número de lojas em Santa Cruz do Sul, informou que tem disponível a insulina Lantus. As do tipo regular e NPH estão em falta nos estoques e também no centro de distribuição, sem previsão de recebimento. A rede Droga Raia reporta situação semelhante: a venda da Lantus está normalizada, enquanto a NPH está indisponível na indústria. A Ultramed, por sua vez, possui poucas unidades da NPH e não dispõe da Lantus. Não há previsão de reposição. Já a rede Panvel tem a Lantus e a insulina NPH.

LEIA TAMBÉM: Crianças levam música, abraços e mensagens de carinho no Dia do Idoso

Publicidade

O problema começou em julho deste ano, quando o laboratório dinamarquês Novo Nordisk – responsável pela produção e distribuição de mais da metade da insulina consumida no mundo – anunciou indisponibilidade das insulinas regular e NPH em frasco.

A empresa justificou a medida citando mudanças em seu portfólio devido aos desafios globais na cadeia de suprimentos de medicamentos, que impactam diretamente o fornecimento de insulinas mundialmente. E orientou os pacientes afetados a buscarem “alternativas terapêuticas conforme orientação médica”.

No ano passado, o Brasil já havia enfrentado uma escassez de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS). A situação obrigou contratações diretas e abertura de licitação para insulinas análogas, como as produzidas pela Biomm, por parte do Ministério da Saúde. No início de 2024, a farmacêutica francesa Sanofi também notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o risco de desabastecimento do medicamento no País.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.