Falta de doses reduz oferta de vacinas em Santa Cruz

Uma situação que não vinha mais ocorrendo há algum tempo voltou à tona em Santa Cruz do Sul: a falta de vacinas. Desde a semana passada a Secretaria Municipal de Saúde vem reduzindo o número de unidades que disponibilizam as doses da Pfizer para os adolescentes de 12 a 17 anos em função da falta de imunizantes. Nesta terça-feira somente as ESF Bom Jesus, Esmeralda, Pedreira e Progresso começaram o dia oferecendo os imunizantes para esse público na área urbana. No fim da manhã, a Prefeitura informou que os postos Esmeralda, Progresso e Bom Jesus já não dispunham mais de doses. À tarde, as aplicações seguem somente no Cemai.

Apesar do estoque limitado, nessa segunda-feira, 25, foram aplicadas 76 primeiras doses, 533 segundas doses e 238 doses de reforço, totalizando 847 vacinas, conforme os dados da secretaria. Essa intensa procura mostra seu efeito nos números: 82,4% da população santa-cruzense com 12 anos ou mais já está com o esquema vacinal completo. O reforço – disponível para pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde que receberam a D2 há pelo menos seis meses, e para imunossuprimidos que receberam D2 há pelo menos 28 dias – já foi aplicado em 6.297 pessoas.

O problema, no entanto, deve ser sanado em breve. A Secretaria Estadual da Saúde recebeu do Ministério da Saúde um lote com mais de 500 mil doses da Pfizer (imunizante que vem sendo utilizado nos adolescentes e como reforço), e deve distribuir nesta terça-feira aos municípios 450 mil unidades. Desde o início da campanha, Santa Cruz do Sul já aplicou 198.129 vacinas, representando 90,1% do total de doses recebidas do governo do Estado.

Publicidade

LEIA MAIS: Vacinação: confira onde serão distribuídas primeiras doses para adolescentes

A falta de doses também já afeta outros municípios, como Venâncio Aires. A Capital do Chimarrão suspendeu a aplicação das doses de reforço até o recebimento da nova remessa e, por enquanto, só está disponibilizando primeiras e segundas doses. Além de convocar a população para que compareça aos postos no período adequado, a Prefeitura salienta que a campanha Vacinação Solidária ainda está ocorrendo. Desde o início da vacinação já foram arrecadadas quase nove toneladas de alimentos.

Segunda dose da AstraZeneca

Ainda na esteira da escassez de doses, o governo do Estado pediu ao Ministério da Saúde o envio de mais vacinas para garantir as segundas doses da Covishield/AstraZeneca. O Rio Grande do Sul não esteve na lista de destinos das duas últimas remessas de imunizantes desse laboratório. No fim de agosto o ministério solicitou que os Estados informassem a quantidade de doses necessárias para completar o esquema vacinal da população e, desde o início de outubro, realiza a distribuição conforme a demanda das secretarias de Saúde.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.