A Prefeitura de Sinimbu alertou a população que poderá faltar água nos próximos dias. A administração municipal reforçou que todos precisam usar a água disponível de forma consciente. Horários de interrupção no abastecimento não estão descartados. É aconselhado manter reservas nas residências e estabelecimentos comerciais.
O município é abastecido por poços. A Secretaria de Agricultura trabalha com a Emater/RS-Ascar para fazer um levantamento das perdas na produção agrícola. Algumas localidades do interior estão sendo atendidas com caminhão-pipa. A Prefeitura ainda não realizou um levantamento sobre as áreas abrangidas e o volume destinado às famílias.
A administração municipal frisou a importância de seguir recomendações para evitar o desperdício. Os moradores não podem lavar telhados, calçadas e veículos com água da rede pública. Também não devem regar gramados e jardins e precisam manter suas instalações hidráulicas em dia para evitar vazamentos. Denúncias de desperdício devem ser encaminhadas para o WhatsApp (51) 99962 7885.
Publicidade
LEIA MAIS: Prefeitura de Sinimbu alerta para possível racionamento de água nas próximas semanas
Moradores de localidades como Alto Linha Santa Cruz enfrentam dificuldades com o fornecimento de água. Por conta da característica do relevo e aumento no consumo com as altas temperaturas, o abastecimento é interrompido com frequência.
De acordo com o gerente local da Corsan, Bruno Barreto, um poço foi perfurado, mas ainda precisa passar por trâmites burocráticos para ser regularizado. Há a projeção de que mais um poço seja perfurado no primeiro trimestre de 2022. Segundo Barreto, a região é sensível a qualquer vazamento na parte baixa.
Publicidade
As prefeituras estão fazendo um levantamento de dados para definir se emitirão um decreto de situação emergencial por causa da estiagem. Até essa segunda-feira, 27, 45 municípios haviam decretado situação de emergência no Estado, mas apenas seis estavam com a homologação e reconhecimento.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil vai emitir boletins toda segunda-feira com atualizações sobre as condições de disponibilidade hídrica nas bacias hidrográficas do Estado. O Rio Taquari está em estado de atenção, enquanto o Rio Pardo aparece em alerta.
LEIA MAIS: Prejuízo causado pela estiagem se aproxima de R$ 40 milhões em Venâncio
Publicidade
De acordo com André Luís Rauber, empresário do ramo de extração de areia, as dragas estão paralisadas no Rio Jacuí. Os estoques estão no fim e o prejuízo se acumula. Segundo ele, além do nível baixo de água, outro problema é a Barragem de Santo Amaro, em General Câmara, que precisa ser revitalizada. “Estamos enfrentando estiagens nos últimos dois anos, que é o período de dificuldade mais acentuada para trabalhar”, afirma.
Moradora de Porto Ferreira, Silvia Mitereschi registra diariamente as condições do Rio Jacuí por meio de fotos. “Está baixando muito rapidamente e vai seguir nesse ritmo se não chover nos próximos dias”, observa.
LEIA MAIS: Municípios começam a sentir os efeitos da estiagem
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.