Categories: Regional

Falta d’água atinge 20 bairros de Santa Cruz

ATUALIZADO ÀS 13h15

Problemas na captação do Rio Pardinho deixam grande parte de Santa Cruz do Sul sem água neste domingo, 7. O mesmo aconteceu nesse sábado, 6, quando 12 localidades foram afetadas. Neste domingo, pelo menos 20 bairros sofrem com o problema. Conforme a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), os bairros Margarida, Santa Vitória, Bonfim, Faxinal Menino Deus, Santuário, Pedreira, Bom Jesus, Higienópolis, Dona Carlota, Centro, Arroio Grande, Senai, Schulz, Goiás, Universitário, Santo Antônio, Castelo Branco, São João, Country e Distrito Industrial apresentam instabilidade.

De acordo com o gerente da Corsan de Santa Cruz, Armin Haupt, é feito um rodízio até que a situação normalize. Como aconteceram problemas de energia elétrica com um dos motores da captação, uma equipe trabalhou com a instalação de um gerador. Normalmente, duas bombas são responsáveis por abastecer o município. Segundo Haupt, o motor que está instável tem a maior capacidade. Por isso, o abastecimento dos bairros está instável.

Publicidade

Ainda de acordo com Haupt, os problemas começaram na manhã de sábado. Eles conseguiram normalizar, mas o motor voltou a falhar na parte da tarde. Como a energia já havia faltado antes, a Corsan decidiu buscar dois geradores. Um deles já está instalado. “Nos ultimos dias, o sistema estava se comportando muito bem”, explicou. O reestabelecimento já começou. Ele deve ocorrer gradualmente e, no período de retorno d’água, podem acontecer oscilações na pressão. Todos os bairros devem voltar a ter água até o início da noite. Isso se não ocorrer nenhum outro problema. “Se o sistema cooperar, a gente consegue deixar todo mundo abastecido”, disse Haupt.

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.