Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LUÍS FERNANDO FERREIRA

Faíscas de incêndios futuros

A segunda-feira, 3 de junho, marcou o centenário da morte de um dos maiores nomes da literatura universal, Franz Kafka. Em sua homenagem, resgato um texto já publicado aqui.

“Mesmo quem não está familiarizado com literatura deve ter ouvido, em algum momento, o termo ‘kafkiano’: sinônimo de coisa absurda, ilógica e opressiva. Remete ao escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924), autor de A metamorfose e O processo, livros em que pessoas comuns são subjugadas por situações bizarras e inexplicáveis, muito além de seu controle. No primeiro, um homem acorda transformado em enorme inseto; no outro, o protagonista tenta se defender de acusações graves que ele não conhece – e que ninguém vai lhe revelar.

LEIA TAMBÉM: Corpos descartáveis

Publicidade

Mas onde Kafka teria se inspirado para criar suas estranhas ficções? Em 1980, o escritor argentino Ricardo Piglia lançou uma hipótese curiosa no romance Respiração artificial. Pela voz de um personagem, Piglia expõe a teoria de que o jovem Franz Kafka teria conhecido em Praga (Tchecoslováquia), na década de 1910, um pintor frustrado chamado Adolf Hitler.

Os dois teriam frequentado o mesmo bar e conversado muito – o judeu Kafka escutando mais do que falando. Assim, de tanto ouvir os discursos e fantasias onipotentes do austríaco que se tornaria líder do Terceiro Reich, ele passou a imaginar seu universo de colônias penais, processos labirínticos, condenações marcadas na pele e humanidade aviltada.

Não há registro de que tenham se encontrado. Mas a tese faria sentido? Sabe-se que a palavra alemã ‘Ungeziefer’, usada pelos nazistas para designar presos nos campos de concentração, é a mesma que Kafka utilizou para dar nome ao que Gregor Samsa se transforma em A metamorfose.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Os sonhos de Martha

Muito antes de Respiração artificial, em plena Segunda Guerra, o filósofo Jean-Paul Sartre observou que O processo não deixa de retratar a insegurança dos judeus em um meio social hostil (como a Alemanha de Hitler). “Tal como o herói do romance, o judeu está enredado num longo processo; não conhece seus juízes e mal conhece seus advogados; não sabe do que o acusam, mas sabe que o consideram culpado”, escreveu.

Resumindo: Kafka faz em sua ficção, antes de Hitler, o que Hitler disse que iria fazer. Enquanto alguns riam ou ignoravam, Kafka entendeu que, se aquelas palavras podiam ser ditas com tanta energia, então podiam virar realidade. Porque as palavras não são inocentes. Como salienta Ricardo Piglia, elas ‘preparam o caminho, são precursoras dos atos por vir, as faíscas dos incêndios futuros’.”

Publicidade

LEIA MAIS DA COLUNA DE LUÍS FERNANDO FERREIRA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.