Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DESENVOLVIMENTO DO SETOR

Faculdade do Comércio visa qualificar os profissionais do varejo

Foto: Alencar da Rosa

Polo terá espaço presencial para estudo e realização de provas pelos alunos. Em Santa Cruz do Sul, ficará na sede do Sindilojas-VRP

O Vale do Rio Pardo agora conta com uma instituição de ensino totalmente voltada para o setor varejista. Trata-se da Faculdade do Comércio, instalada no Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP). O lançamento do primeiro polo regional no interior do Rio Grande do Sul foi realizado na noite dessa terça-feira, 7, na sede da entidade, em Santa Cruz do Sul. As matrículas já estão abertas – com mensalidades a partir de R$ 170,00 – e as primeiras turmas começam em fevereiro de 2024.

Estão disponíveis 16 cursos, em formato de ensino a distância, com abrangência em diferentes áreas de atuação para a capacitação técnica e acadêmica dos trabalhadores. Na graduação, é possível estudar Ciências Contábeis, Gestão em Recursos Humanos, Gestão Comercial, Sistemas para Internet, Gestão Logística, Marketing, Comércio Exterior, Gestão Financeira e Gestão Comercial: extensão em Material de Construção. 

LEIA MAIS: Santa Cruz terá polo da quinta melhor faculdade privada do Brasil

Publicidade

Já a pós-graduação engloba as seguintes categorias: Gestão de Projetos, Comércio Exterior e Negócios Internacionais, Logística Empresarial e Estratégica, Gestão Estratégica de Negócios, Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança, Negócios e Marketing Digital e Gestão Financeira e Controladoria. 

A maioria dos cursos de graduação tem, em média, dois anos e meio de duração. Já na pós-graduação, o período é de 18 meses. A instalação do polo local foi possível graças a uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), responsável por desenvolver a FAC no Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Renegociações de dívidas do Fies começa nesta terça-feira

Publicidade

Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, a chegada da faculdade é um marco e atenderá a uma das principais demandas dos estabelecimentos comerciais: a capacitação dos trabalhadores. “Trata-se de um pleito antigo do nosso comércio. E quis o destino que, nos 60 anos da entidade, a gente possa dar assistência a uma dificuldade que os estabelecimentos enfrentam. Vamos fortalecer o setor, não só em Santa Cruz do Sul, mas em toda a região do Vale do Rio Pardo”, enfatizou. 

À distância, mas com espaço para atividades presenciais

A responsável pela operação da Faculdade do Comércio em solo gaúcho, Elisa Pesa, destaca que o ensino à distância aproxima a capacitação de mais pessoas. “Sabemos que a dinâmica do dia a dia é muito complexa, com uma rotina cada vez mais atribulada e difícil, especialmente para quem trabalha no comércio. Quantos conseguem parar o trabalho e ir para a aula? Então, o EaD é um facilitador e possibilita que o aluno estude de onde ele quiser”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: MEC descarta cancelamento do Enem após suposto vazamento de imagens

Publicidade

Porém, mesmo com o foco no EaD, os alunos terão um espaço físico para os estudos no polo da faculdade, localizado no Sindilojas. Lá, vão dispor de computadores e apoio para realizar aulas complementares e as provas, que precisam ser feitas presencialmente duas vezes por semestre. “Esperamos que, com o sucesso da operação aqui de Santa Cruz, o polo em breve seja ainda maior”, destacou Elisa.

O espaço leva o nome de Romeu Schneider, atual vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e um dos conselheiros fiscais do Sindilojas. A homenagem foi prestada para enaltecer o trabalho dele no sindicato, onde atua há 27 anos, desde quando ingressou como diretor administrativo. Além da honra recebida, Schneider evidencia a novidade para a região, uma oportunidade para os comerciantes e trabalhadores desenvolverem ainda mais o setor varejista.

LEIA TAMBÉM: Uergs divulga vagas em Santa Cruz e apresenta novo sistema de ingresso na graduação; veja

Publicidade

“Sempre considerei que o comércio, não só em Santa Cruz do Sul, mas em outros lugares, possui deficiência no atendimento, porque é uma questão muito técnica, de dedicação e domínio daquilo que se vende. E o vendedor precisa trazer novidades para o cliente”, disse Schneider. “Achava que não havia cursos voltados para a área e que Santa Cruz do Sul necessitava de uma faculdade do comércio. E hoje, felizmente, isso está se concretizando.”

Saiba mais

A Faculdade do Comércio possui 2 mil alunos em polos espalhados em 13 estados brasileiros. Em 2022, a instituição foi eleita a quinta Melhor Faculdade Privada do Brasil pelo Guia da Faculdade do Estadão, considerado um dos mais relevantes rankings do Ensino Superior nacional. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL POA), o objetivo é expandir para todas as macrorregiões do Rio Grande do Sul em 2024. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.