Com o objetivo de neutralizar o impacto no meio ambiente, a Philip Morris Brasil tem implementado ações que visam tornar mais sustentável os processos da organização. Uma dessas iniciativas é o projeto Sem Copos Descartáveis, que em três anos eliminou o consumo de 2,2 milhões de copos plásticos da fábrica em Santa Cruz do Sul. A empresa tem buscado fornecer alternativas em diversas frentes, não só ambientais, mas também na relação direta com os consumidores ao desenvolver e implementar em mais de 70 mercados um produto alternativo, sem combustão.
Para atingir esse resultado, foi feito um estudo preliminar na fábrica da empresa, que identificou o melhor substituto dos copos plásticos. A opinião dos colaboradores foi determinante para definir, com base nas necessidades deles, o tipo de produto – garrafas e canecas –, que seria disponibilizado pela empresa. A partir dessas informações, que levaram em conta posto de trabalho, a mobilidade e a facilidade de higienização, foram escolhidos os modelos de kits reutilizáveis para consumo de café e água, que passaram a ser fornecidos aos colaboradores.
LEIA TAMBÉM: Ação da Philip Morris ajuda a preservar as florestas nativas na região
Publicidade
As empresas prestadoras de serviços também foram envolvidas no projeto, assim como os visitantes e fornecedores, que recebem copos de papel, de fácil reciclagem, para água e café durante a permanência na fábrica. “Com essa mudança de comportamento na fábrica, deixamos de consumir mais de dois milhões de copos plásticos e estimulamos a conscientização de nossos colaboradores para a preservação do meio ambiente. É um resultado muito positivo, que nos incentiva ainda mais na direção de uma operação sustentável”, destaca o especialista em Sustentabilidade e Meio Ambiente na Philip Morris Brasil, Mateus Guterres.
Os kits são personalizados com a logomarca da empresa e possuem alças para facilitar o deslocamento pela fábrica. As peças contam também com adesivos e etiquetas para customização, o que permite que os colaboradores personalizem os kits, evitando trocas. Também foi feita a conscientização dos colaboradores por meio de orientações sobre o impacto positivo de se eliminar os rejeitos plásticos do meio ambiente.
LEIA TAMBÉM: Votação do projeto dos copos plásticos é adiada
Publicidade
Nova marca
Em 2022, os kits ganharam uma nova marca: a certificação carbono neutro recebida pela fábrica da PMB, fruto de diversas iniciativas que visam neutralizar as emissões de carbono das operações. “Isso reforça o orgulho da empresa e dos colaboradores pelos resultados que temos obtido nas diversas frentes sustentáveis nas quais trabalhamos. Quando voltamos nossa estratégia para um futuro sem fumaça e disponibilizamos para os adultos fumantes uma alternativa de produto com menor toxicidade estamos direcionando nosso olhar para a sustentabilidade do negócio. E quando implementamos ações que contribuem para a preservação do nosso meio ambiente reforçamos esse compromisso nos pilares do ESG”, completa Mateus.
LEIA TAMBÉM: Philip Morris Brasil conquista certificação de carbono neutro
Ao eliminar os copos plásticos da unidade de Santa Cruz do Sul houve outra conquista de grande impacto ambiental. Em 2021, a fábrica eliminou o envio de qualquer resíduo a aterros sanitários, inclusive copos plásticos com resíduos de bebidas.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade