A candidata ao Senado pelo Rio Grande do Sul, Fabiana da Silva Sanguiné, de 44 anos, visitou Santa Cruz do Sul e a Gazeta Grupo de Comunicações nesta terça-feira, 30. A política do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) concedeu entrevista ao programa Radar, da Rádio Gazeta 107,9 FM.
Nascida em Porto Alegre e servidora pública municipal, é a primeira vez que ela se lança para concorrer a um cargo público.
“Tem sido uma experiência bem gratificante e importante para mim, mas eu já venho de uma longa história de lutas sociais, populares e sindicais. Sou trabalhadora da saúde, auxiliar de enfermagem em Porto Alegre e já venho com uma longa história de luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.”
LEIA TAMBÉM: Rejane de Oliveira defende isenção de dívidas e redução de carga horária
Publicidade
Fabiana enfatizou que defende a bandeira de uma saúde pública gratuita estatal e de qualidade para os filhos e filhas da classe trabalhadora. “É uma de nossas defesas. É importante dizer que a situação que o Brasil está hoje é de miséria, vulnerabilidade social, fome e desemprego. Na pandemia, foi muito importante a atuação do SUS e se viu como é importante que tenhamos investimento em saúde pública. Temos várias propostas que queremos discutir com a população.”
Para Fabiana, apesar de ser a primeira candidatura, ela vem representando um projeto de lutas antigo, que remete ao período do regime militar. “Fomos importantes para o processo de redemocratização. Venho de braços dados com a história desses meus companheiros. Temos uma história de luta e é nesse sentido que defendemos um programa de independência da nossa classe.”
LEIA TAMBÉM: Candidata à presidência pelo PSTU visita Santa Cruz
Publicidade
Assim como a candidata à presidência da República pelo PSTU, Vera Lúcia, Fabiana também criticou a polarização levada adiante por dois lados opostos. “E nenhum se coloca contra a reforma trabalhista, contra o teto de gastos. Nenhum propõe de fato a taxação das grandes fortunas no Brasil, a proibição de remessa de lucros para fora do país, muito menos discutir a propriedade de grandes empresas que vivem do financiamento de isenções fiscais bilionárias. No fim, quem paga a conta são os trabalhadores.”
A candidata à vaga do Rio Grande do Sul no Senado também destacou a insegurança alimentar que a população brasileira vive, enquanto o Brasil é um grande exportador de alimentos e de proteína animal. “E temos uma população que está na fila do osso para se alimentar e que não consegue comprar leite no supermercado”, sublinhou.
LEIA TAMBÉM: Tribunal Superior Eleitoral registra mais de 28 mil candidaturas
Publicidade
Na visita a Santa Cruz do Sul, a chapa do PSTU, composta por Vera Lúcia Salgado, Rejane de Oliveira e Fabiana Sanguiné, participaram de um encontro com o Movimento Mulheres em Luta (MML), no auditório do Sindicato dos Comerciários. Após a visita na Gazeta, elas também participaram de uma panfletagem e conversa com trabalhadores.
*A Gazeta Grupo de Comunicações recebe candidatos e concede o mesmo espaço a todos.
**Colaborou o comunicador Rosemar Santos
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!