Próximo de completar 13 anos, na próxima quarta-feira, 16, o menino Ícaro Belizário da Silva Linhares, que sonha em ser radialista e é fã da Rádio Gazeta, recebeu na manhã da última sexta-feira, 11, uma visita-surpresa da equipe de reportagem da Gazeta do Sul. No estúdio de rádio improvisado montado em uma peça nos fundos da residência onde ele mora com a irmã, Ana Paula, de 7 anos; o pai, Belizário, e a madrasta Clarice, no Bairro Rauber, o “Gazetinha do Rauber”, como ele é conhecido por nutrir tamanho sentimento e afeto pela emissora, falou dos preparativos para a festa de aniversário.
“Vamos fazer algo no fim de semana, coisa pequena, apenas para os que moram em casa. Mas meu presente neste dia é a camisa do Inter, que já pedi para o pai”, conta. Belizário, que é motorista de ônibus de uma empresa em Santa Cruz, acena com a cabeça, com gesto positivo. É ele quem incentiva e apoia o filho a lutar pelo sonho de trabalhar em emissora de rádio. “Vou comprar, sim, o presente que ele me pediu. O Ícaro é um bom filho; é estudioso e muito criativo”, revela o pai.
LEIA MAIS: VÍDEO: garoto que é fã da Rádio Gazeta sonha ser locutor
Publicidade
Natural de Rosário do Sul, na região da fronteira, o menino reside há cerca de um ano com a família em Santa Cruz. Estudante do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Leopoldo Rauber, ele conta que a disciplina de Geografia é a preferida. “Eu gosto muito dessa matéria, porque a gente aprende mais sobre os territórios, sobre cidades e países que eu nem sabia que existiam. Pretendo continuar estudando, e muito, para um dia trabalhar com aquilo de que gosto, que é o rádio”, enfatiza.
Comunicativo e criativo, Ícaro tem no estúdio uma mesa redonda onde acomoda as caixas de um home theater que a família não utiliza mais, dois microfones, um teclado feito com um pedaço de PVC e tampas pet e um rádio, que vive na frequência da Gazeta FM 107.9. Com um caderno aberto, ele simula um computador.
Uma vez por semana, com ajuda do pai, ele grava uma live do seu programa de rádio, que é transmitida nas redes sociais. No programa, que tem como referência a emissora da Gazeta Grupo de Comunicações, a programação traz previsão do tempo, hora, manchetes, música e informação. “É a Gazetinha do Rauber, uma extensão da própria emissora para o bairro”, como definem os comunicadores da Rádio Gazeta que já conhecem o talento de Ícaro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: fã da Rádio Gazeta, Ícaro continua sintonizado na programação
UM OUVINTE DO RADAR
“Comecei a escutar a rádio porque o pai sempre liga cedo para ouvir as notícias. A partir daí, comecei a me interessar e sempre participo”, conta. “Entre os programas de entretenimento de que mais gosto estão o Radar, do Rosemar Santos, e o Arena Sertaneja, na 101.7, com Mateus Machado. Também gosto de ouvir bem cedinho o Zenon Rosa e o Leandro Siqueira, e a jornada esportiva.”
Com a pandemia, a rotina do menino, e de muita gente, mudou. Em casa, sem poder ir à escola, ele passa a maior parte do tempo no estúdio. “No início eu recebia os trabalhos da escola pelo meu celular, mas ele estragou. Daí passamos a pegar na escola as atividades impressas e, depois de fazer os trabalhos, é para cá que eu venho. Faço o roteiro de um programa, escuto a Gazeta e vou copiando algumas ideias, que vou adaptando para a minha rádio. Quando eu vejo, já é noite”, explica.
Publicidade
Na quarta-feira, 16, no dia de seu aniversário, Ícaro participará de uma entrevista ao vivo num de seus programas preferidos, o Radar, com Rosemar Santos.
LEIA MAIS: O melhor da tarde está no Radar de Rosemar Santos
Publicidade