A reta final de 2023 aproxima-se e, com ela, o momento das festividades associadas ao Natal e, na semana seguinte, à virada de ano. São dias que, além de tudo, chegam com outras ocasiões especiais. Na terça-feira, por exemplo, Santa Cruz do Sul celebra os 174 anos desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães a esta colônia, no dia 19 de dezembro de 1849. No ano que vem, ao mesmo tempo em que o Sul do Brasil vai comemorar o bicentenário da imigração, a partir da chegada dos primeiros imigrantes à atual São Leopoldo, em 25 de julho de 1824, Santa Cruz completará 175 anos desde a fixação dos primeiros colonos germânicos na Alte Pikade. Neste domingo, por sinal, um culto ecumênico na igreja católica de Linha Santa Cruz, a iniciar-se às 8h30, rende homenagem aos pioneiros.
LEIA TAMBÉM: As reflexões sobre a literatura feitas por Annie Ernaux
Nesta edição, a Gazeta do Sul dá continuidade à série Rumo aos 200 Anos de Imigração Alemã, ao compartilhar os estudos e as pesquisas de uma santa-cruzense, a cientista social Silvana Krause, neta de seu Edmund, imigrante alemão que chegou à cidade no início da década de 1920, e filha de seu Lothar Krause, um expoente do meio empresarial local. Na edição do próximo final de semana, será justamente a ocasião de recordar das circunstâncias nas quais os primeiros colonos, chegados em 19 de dezembro de 1849, apenas seis dias depois já celebravam, em condições certamente muito precárias, o primeiro Natal na terra completamente desconhecida que, a partir daquele momento, passaria a ser o novo lar daquele grupo.
Publicidade
Se a terça-feira é um dia para lembrar dos imigrantes alemães, a sexta-feira, 22, marca a chegada do verão. E com ele, sem dúvida os dias de muito calor e, talvez, das precipitações que costumam marcar um veraneio marcado pelo El Niño, por mais que isso inquiete a todos. Na edição do último final de semana, a reportagem especial da Gazeta do Sul abordou a instabilidade do clima e os efeitos disso para toda a sociedade. Quis o acaso que no mesmo final de semana a expressão “mudanças climáticas” fosse anunciada como a mais repercutida de 2023 em todos os ambientes da imprensa e das mídias em geral.
E se os termos Natal, Ano Novo, imigração alemã e mudanças climáticas estão na ordem do dia, não será diferente, a partir de agora, com a dupla Ave-Cruz. Santa Cruz do Sul tem o privilégio de ser uma das cidades gaúchas com dois clubes na principal divisão do futebol gaúcho, o que significará que nada menos do que quatro confrontos envolverão clubes locais e a dupla Gre-Nal, apenas para citar um exemplo dos reflexos disso. Nas páginas 34 e 35, o jornalista João Cléber Caramez detalha todos os preparativos do Periquito e do Galo já prevendo um bom desempenho na competição, que se inicia dentro de pouco mais de um mês, no dia 20 de janeiro. Boa leitura e bom final de semana!
LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BELING
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙