Oktoberfest

Expositores se animam com movimento nos primeiros dias da 39ª Oktoberfest

A combinação de dias ensolarados com atrações de renome nacional no cenário musical contribuíram para a avaliação positiva da primeira fase da 39ª Oktoberfest e Feirasul 2024. Desde a abertura na quinta, 10, até esse domingo, 13, mais de 150 mil pessoas circularam pelo Parque, conforme estimativa da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), parceira do município na realização da festa, e da coordenação executiva.

Conforme o presidente da Assemp, Ricardo Bartz, foram considerados fatores determinantes a abertura com entrada gratuita, os dois shows nacionais, o feriado de sábado e o primeiro desfile temático. Esse resultado anima os organizadores e, sobretudo, os expositores que depositam total confiança de prospectar negócios. Entre eles, está o proprietário da Merengues Excelência, de Canela, na Serra Gaúcha, Eder Nievas Zaikowski. Com duas lojas naquele município, ele está participando pelo sétimo ano da Oktoberfest e se mostrou satisfeito com as vendas desses primeiros dias. “Na abertura foi bom e hoje (domingo) está ainda melhor”, disse, evidenciando a estrutura e a organização.

LEIA TAMBÉM: Em três anos, Oktoberfest reduz seis toneladas de lixo com eliminação dos copos descartáveis

Publicidade

Com experiência em outras feiras, ele destacou que poucos eventos são tão bem organizados quanto a Oktober. “Recentemente estive expondo em Brasília, São Paulo e Goiânia e nenhum deles ‘bate’ a Oktober. Admiro esse esforço para preservar a cultura alemã. Outro diferencial é que aqui a festa tem esse caráter familiar. A gente vê pessoas de todas as idades circulando em vários horários aqui”, reforçou.

Assídua na Festa da Alegria, a proprietária da Nany Artesanatos, de Cerro Alegre Baixo, Naura Niche, também comemorou as primeiras vendas. Expondo guirlandas e enfeites de Natal, pesos de porta e tiaras típicas para a Oktober, ela disse que suas expectativas já foram superadas e que se mantém otimista para as duas próximas semanas. “Participo há umas 15 edições da festa. É sempre muito bom”, relatou.

Zaikowski trouxe merengues de Canela
Naura Niche está otimista com o resultado

LEIA TAMBÉM: Por dentro da Oktoberfest: drinks são novidade na Festa da Alegria

Publicidade

Cultura em destaque

Outro diferencial da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul em relação às festas realizadas no Estado e no País são as atrações culturais. Os destaques para os primeiros quatro dias ficaram por conta das apresentações musicais, como a da Banda Alemã Hunsrücker Blasmusik; do Encontro de Corais Infantis, que lotou o auditório da Assemp; das apresentações de danças folclóricas no Pórtico e dos jogos germânicos junto ao Centro de Eventos. “Estamos muito felizes com este primeiro fim de semana, de tempo bom e de parque lotado. Que possamos seguir assim até o dia 27 e consolidar a festa como um dos maiores eventos do Rio Grande do Sul”, afirmou Bartz.

Chope

O consumo de chope nos quatro primeiros dias, e que ainda seguirá de 17 a 20 e de 24 a 27 de outubro, foi praticamente o dobro do volume registrado no mesmo período do ano passado. O mesmo vale para os não alcoólicos, como água e refrigerante. De acordo com Bartz, os números podem ser atribuídos, principalmente, ao clima favorável e de temperatura elevada, assim como a novidade deste ano: a rodada dupla de chope.

LEIA TAMBÉM: Palco Gazeta se consolida como espaço preferido dos visitantes da 39ª Oktoberfest

Publicidade

No ano passado, o consumo bateu recorde, chegando a 184 mil litros. Para 2024, a expectativa é superar este número, ultrapassando os 200 mil litros. Para atender a demanda, a Eisenbahn, cerveja oficial do evento, apresenta uma seleção diversificada. A festa conta ainda com chopes artesanais da Hbier, Heilige, Helles e Probier.

O que vem por aí

Na próxima quinta-feira, 17, a festa continua e tem como destaque o Dia da Maturidade Ativa, com ingresso gratuito para pessoas a partir de 55 anos. Na sexta-feira, 18, tem show de Bruno e Marrone e mais gravação do DVD da banda Corpo e Alma, na arena de shows. No sábado, 19, é a vez do show nacional com Luan Santana, também na arena de shows. Mais detalhes da programação podem ser conferidos no site www.oktoberfestsantacruz.com.br.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA OKTOBERFEST

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Cláudia Priebe

Cláudia Priebe é natural de Candelária (RS). Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desde 2005, onde também concluiu especialização MBA em Agronegócios, em 2008, começou a atuar na área ainda em 2002. Sua primeira experiência foi no meio impresso, no Jornal de Candelária, local em que, por mais de dois anos, desenvolveu atividades como repórter, fotógrafa e revisora. Entre 2005 e 2008 atuou no grupo das Rádios Sobradinho AM 1110 e Jacuí FM 97,3, em Sobradinho (RS). Nesse período desenvolveu atividades como redatora, repórter de rua, locutora e produtora de programas jornalísticos, além de fazer apresentações de eventos promovidos pelas duas emissoras. Em 2008 retornou para o meio impresso, desta vez para o jornalismo especializado, e atuou como jornalista freelancer da Editora Gazeta, da Gazeta Grupo de Comunicações. De 2009 a 2015 integrou a equipe da Folha de Candelária, também em Candelária, tendo acumulado as funções de repórter, fotógrafa, revisora e subeditora nos três primeiros anos e a edição geral, coordenando uma equipe de outros quatro repórteres, nos três anos finais. Nesse mesmo período prestou serviços para a Cassol Publicidade e Propaganda, de Candelária, na redação semanal das sessões da Câmara de Vereadores de Candelária. Entre os anos de 2015 a 2023 atuou como assessora de imprensa do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul, sendo responsável pela comunicação interna e externa da entidade, bem como pela produção e edição de materiais gráficos diversos. Em 2023 retornou para a Gazeta Grupo de Comunicações, onde atualmente se dedica à produção e edição de conteúdo para os cadernos especiais do jornal Gazeta do Sul e de conteúdos patrocinados para o Portal Gaz, atendendo clientes de segmentos como comércio, indústria e prestação de serviços. Eventualmente, atua, também, como revisora do jornal.

Share
Published by
Cláudia Priebe

This website uses cookies.