A comunidade regional e os visitantes que estiverem na cidade em virtude da 39ª Oktoberfest e Feirasul terão neste fim de semana a última oportunidade de conferir a exposição “Theo Wiederspahn: Arquitetura Erudita da Imigração Alemã”. Ela está em cartaz na Casa das Artes Regina Simonis, na esquina da Marechal Floriano com Júlio de Castilhos, no centro de Santa Cruz do Sul.
O acervo, composto de maquetes de prédios que ele idealizou e projetos que elaborou para diferentes cidades, além de objetos, pode ser apreciado gratuitamente neste sábado, 19, das 9 horas às 16 horas. No domingo, 20, o local só abrirá em simultâneo à realização do desfile da Oktoberfest, pela rua central.
LEIA TAMBÉM: Retorno da Feira Municipal do Livro marca a 1ª Feira Cultural de Sinimbu; veja programação
A exposição foi inaugurada na terça-feira, viabilizada em parceria da arquiteta alemã Vera Grieneisen com a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, presidida por Carolina Knies. Diversas entidades e organizações, gaúchas, brasileiras e alemãs, uniram-se para permitir que esse acervo fosse exposto, no contexto das comemorações do bicentenário da imigração alemã no Sul do Brasil, celebrado em julho.
Na semana passada, a mostra estivera em Lajeado, e já na próxima semana passará a ser apresentada ao público de Porto Alegre. Nesta cidade, Theo Wiederspahn morou durante mais de quatro décadas, e nela estão prédios resultantes de seus projetos mais elogiados e diferenciados.
Serviço
- O quê: exposição “Theo Wiederspahn: Arquitetura Erudita da Imigração Alemã”.
- Onde: na Casa das Artes Regina Simonis, no centro de Santa Cruz do Sul. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada neste sábado, das 9 horas às 16 horas, e no domingo, durante o segundo desfile da Festa da Alegria.
- Promoção: a realização é da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc e Pinacoteca Unisc. Parceiros: Casa das Artes Regina Simonis, Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã da Região de Santa Cruz do Sul e Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul (Secult). Apoiadores: Auswärtiges AMT, Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Porto Alegre, Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, Instituto Goethe, Technische Universität Darmstadt. Organização: Vera Grieneisen. Contatos:
Carolina Knies e Casa das Artes Regina Simonis, no telefone (51) 98923 7808.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.