Exposição reúne obras de estudantes da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira

Inicia nesta quinta-feira, 11, em Santa Cruz do Sul uma exposição que reúne obras de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira. A mostra, no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, a antiga Estação Férrea, terá vernissage na noite desta quinta-feira, às 19 horas, e reúne trabalhos dos alunos do Ensino Médio da instituição. A iniciativa foi coordenada pelos professores Antônio Petry, Ana Paula Greine e Cláudia Vogt. A exposição estará aberta para visitação do público até o dia 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

A mostra possui cerca de 80 trabalhos divididos em quatro temas principais: Corpo e Movimento, Máscaras Africanas, Pinturas Indígenas e Vanguardas Artísticas. As obras foram feitas para as aulas, mas diante da qualidade das peças os professores decidiram expor e valorizar o trabalho dos alunos. A exposição é realizada em parceria com a Secretaria de Cultura do Município, que cedeu o espaço.

Para a diretora da escola, Janaína Venzon, a vernissage é uma oportunidade de despertar ainda mais os estudantes para a arte. “Estivemos praticamente dois anos parados, um completamente, e neste ano estamos resgatando as atividades. Sabemos que existem tantos talentos dentro da escola, que muita vezes não conseguimos perceber”, disse.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Conheça os filmes selecionados para o 4º Festival Santa Cruz de Cinema

A professora de Literatura, Cláudia Vogt, adianta que os alunos estão com uma grande expectativa pela mostra. O seu trabalho com eles uniu arte e literatura, no estudo do período do Romantismo, e dentro dele os autores indianistas e a obra O Navio Negreiro, de Castro Alves, poema que relata a situação dos africanos escravizados e trazidos para o Brasil. “Estudamos assim em literatura os textos e poesias, e em arte as obras indígenas contemporâneas e as máscaras africanas. Cada aluno fez a sua pesquisa e uma releitura a partir disso”, explica.

Trabalhando esculturas de arame com os alunos, Antônio Petry, professor de Artes, explica que foi uma chance para eles conhecerem o que um artista sente ao criar e desenvolver uma peça. “Surgiu essa oportunidade de mostrar para eles o que é a arte em si, o artista desenvolvendo um pensamento, uma proposta inovadora e o que a gente pode trabalhar e pensar sobre isso”. Petry optou por mudar o material usado para esses trabalhos, que costuma ser a argila, por algo mais desafiador, e deixou a proposta livre para cada aluno. Cada um fotografou uma imagem em movimento e tentou captar os detalhes na peça.

Publicidade

De acordo com a professora de Artes Ana Paula Greine, há uma multiplicidade de trabalhos nessa tarefa, que também coloca o aluno como protagonista. Ela desenvolveu com o Ensino Médio duas propostas, sobre o grafite e sobre vanguardas artísticas do século 20. “Cada estudante tem uma percepção, cada um tem afetos, significados e símbolos próprios. Acho que essa é uma das principais potencialidades da arte, poder fazer com que a gente dê voz aos nossos próprios pensamentos e se reconheça através da arte”, declarou.

LEIA TAMBÉM: Conto de mistério policial é o novo espetáculo teatral on-line da Andarilhos

Serviço

  • O que: trabalhos dos estudantes da Escola Ernesto Alves de Oliveira.
  • Quando: de 12 a 30 de novembro. Vernissage nesta quinta-feira, a partir das 19 horas.
  • Onde: Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, a antiga Estação Férrea (Rua Ernesto Alves, 817, Centro).
  • Visitação: gratuita. De segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Não abre nos finais de semana e feriados.

LEIA TAMBÉM: Reabertura do Centro de Cultura coloca artistas santa-cruzenses em evidência

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira