Um dos mais importantes espaços culturais e artísticos do Estado ilumina a obra de um santa-cruzense. Telas de autoria do artista plástico Gastão Tesche, do qual transcorreram em 2022 os 90 anos desde o nascimento, integram a exposição “Acervo em Movimento”, aberta desde o dia 17 de junho no segundo andar do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs). Os trabalhos dele figuram, assim, ao lado de alguns dos mais renomados artistas gaúchos, nacionais e estrangeiros, que fazem parte do patrimônio da instituição, mantida pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
Nascido em 1932, Tesche radicou-se em Porto Alegre ainda menino, por volta dos 5 anos, ao lado da família, e na capital gaúcha faleceu no dia 13 de novembro de 2005, aos 72 anos. Amplamente reconhecido por sua arte, pela qual recebeu inúmeras honrarias e premiações, vinha com frequência à terra natal, e quase sempre, nessas vindas, visitava a redação da Gazeta do Sul.
LEIA TAMBÉM: Gazeta fará série dedicada a músicos de Santa Cruz e região
Publicidade
A cidade natal, por sinal, está devidamente homenageada em duas das telas na mostra do Margs: são nomeadas “Minha terra Santa Cruz (Série Colônia)”, de 2004, dois acrílicos sobre tela doados ao Margs por Alexandre Tesche. Ao lado delas está o óleo “Arroio do Sal”, de 1962, em tamanho de 50x120cm, que também pode ser conferido na exposição.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.