Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

para apreciar

Exposição na Casa das Artes vai apresentar vivências traduzidas em arte

Obra de Riele Kraether

Um dos mais tradicionais ateliês da região (e mesmo do Estado), conduzido pela artista plástica Márcia Marostega, natural de Santa Rosa e há cerca de três décadas radicada em Santa Cruz do Sul, retoma na próxima semana a exibição das produções mais recentes de suas integrantes. Nesta terça-feira, 5, a partir das 19h30, na Casa das Artes Regina Simonis, ocorre o vernissage da exposição Vivências, com obras selecionadas por curadoria da própria Márcia e também da artista plástica Juliane Mai. O público em geral poderá apreciar esse conjunto a partir do dia seguinte, a quarta-feira, 6, e o acervo ficará no local até 4 de outubro, com entrada gratuita.

Como a própria Márcia comenta, foram necessários vários anos para que o ateliê pudesse retomar uma tradição que já alimentava, a de todos os anos agrupar parcela das novas produções de seus artistas em uma mostra. Ocorre que no meio do caminho impôs-se a pandemia de Covid-19, e até mesmo a regularidade dos trabalhos sofreu alteração. Passado o período mais intenso das restrições, ela finalmente reuniu novamente os alunos. O resultado desse olhar artístico pós-pandemia, por assim dizer, poderá ser conferido na Casa das Artes. Ali estarão cerca de 40 obras de 17 artistas, com as mais diversas técnicas, e sobre diferentes suportes. Há óleos, acrílico, carvão, sanguíneos, desenhos; sobre tela, tecido, papelão… Parcela deles estará à venda.

LEIA TAMBÉM: Por trás da claquete, santa-cruzense Jordana Beck espalha amor pela arte

Publicidade

E na sala anexa ao saguão principal, que originalmente era uma garagem, outras 40 obras de formato menor estarão à venda, com valor revertido para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Márcia menciona que ela instigou as alunas (da mostra participam somente mulheres) a resgatarem vivências desses tempos de pandemia e, a partir delas, traduzir esse olhar em arte. O grupo congrega diferentes gerações: algumas das autoras já acompanham Márcia, no ateliê, há mais de duas décadas.

Atualmente, as aulas ocorrem todas as semanas, às terças e às quartas-feiras, manhã e tarde, na Rua Carlos Maurício Werlang, 156. Artista largamente conhecida em todo o Estado, e que integrou exposições, individuais ou coletivas, inclusive fora do País, Márcia instalou o espaço próprio de aulas em 2010, mas antes esteve vinculada por outros 13 anos com o projeto Uniarte, mantido pela Unisc. Sua contribuição para as visuais na região e no Estado é de valor e importância indiscutíveis.

LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: é muita história e cultura em um só lugar

Publicidade

Serviço

  • O quê: vernissage de abertura da exposição Vivências, com obras de artistas do ateliê de Márcia Marostega
  • Quando: terça-feira, 5, às 19h30, com entrada gratuita
  • Onde: na Casa das Artes Regina Simonis, no centro de Santa Cruz do Sul
  • Visitação: até 4 de outubro, de terças a sábados, das 10 às 17 horas
  • Curadoria: Márcia Marostega e Juliane Mai
  • Promoção: Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, com patrocínios e apoios

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.