Para celebrar os 25 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a exposição Arquivisão, na Casa das Artes Regina Simonis, vai reunir parte dos trabalhos finais de graduação acadêmica. São projetos arquitetônicos e urbanos, bem como maquetes, publicações e trabalhos docentes de pesquisa e extensão relevantes na área do conhecimento.
A exposição vai começar nesta sexta-feira, 14, às 19 horas, e estará disponível até o próximo dia 29, com entrada gratuita. O objetivo é aproximar o curso da comunidade, compartilhando a importância da arquitetura e do urbanismo para a qualificação dos espaços urbanos e arquitetônicos em diferentes escalas espaciais.
LEIA MAIS: Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc completa 25 anos com exposição
Publicidade
Para o organizador da atividade, Ronaldo Wink, 60 anos, será um momento para compartilhar com a comunidade o que é feito pelos alunos do curso. “Esses trabalhos ilustram a exposição com vários temas. Será de encher os olhos, como com a maquete da cidade de Santa Cruz.”
As atividades do curso estão concentradas no Bloco 52 do campus de Santa Cruz, onde encontram-se salas de aula, ateliês de projeto e representação gráfica devidamente equipados, sala de estudos para alunos, arquivo e laboratórios de maquetes e de conforto ambiental. Além desses espaços, o curso utiliza o laboratório de tecnologia de construção e o canteiro experimental de práticas construtivas.
LEIA TAMBÉM: Confira os principais lançamentos em séries para maratonar nos streamings
Publicidade
O coordenador do curso, Cícero Pimentel Corrêa, 42 anos, ressalta que os 25 anos de Arquitetura e Urbanismo são decorrentes da solidez do corpo docente, e isso tem feito com que os alunos procurem pela área na universidade. “Essa exposição permite mostrar a qualidade dos trabalhos. São maquetes produzidas por um dos cursos mais completos do Estado.”
A matriz curricular é composta por módulos teóricos, práticos e teórico-práticos; estágio supervisionado; trabalho final de graduação e atividades complementares. Para integralizar o curso e cumprir a carga horária dos módulos, são necessários dez semestres. Ao todo, 456 profissionais da área já se formaram na Unisc nesses 25 anos.
LEIA TAMBÉM: Hbier terá evento buscando doações para atingidos pela enchente
Publicidade
Além do ensino na graduação, faz parte do cotidiano acadêmico uma ampla gama de atividades complementares e extracurriculares, tais como seminários, palestras, viagens de estudo e atividades de extensão previstas para o desenvolvimento das habilidades e competências profissionais.
O curso de Arquitetura e Urbanismo foi inicialmente implantado no Departamento de História e Geografia, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/Unisc) do período de 1997 a 2001. A criação ocorreu a partir de pesquisa realizada com profissionais arquitetos e urbanistas, prefeituras, empresas do ramo e demanda do Ensino Médio na região de influência da universidade. Atualmente o curso está locado no Departamento de Engenharia, Arquitetura e Computação, na área de Ciências Exatas e da Terra.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.