Muito além do cultivo de belas-artes e da habilidade ou da vocação para uma área ou via de expressão, ser artista envolve o desejo de manter o diálogo com o mundo através da arte. Foi isso que motivou um grupo da Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul a se juntar, ainda no começo da pandemia de Covid-19, para criar um catálogo com obras e biografias, que faria suas criações chegarem a outros públicos. Assim surgiu o Imaginário das Artes de Santa Cruz do Sul.
A ideia nasceu com o objetivo de divulgar a arte local e fomentar a cultura santa-cruzense em um momento em que todos se encontravam em isolamento social. Após um intenso investimento de energia e criatividade do coletivo para a consolidação do projeto, e depois de uma busca árdua pela captação de recursos, a proposta começa agora a se concretizar. Até o dia 1º de setembro, a exposição Imaginário, hospedada na Casa das Artes Regina Simonis, no centro da cidade, reúne a produção criativa de 76 artistas visuais que nasceram ou vivem no município. Conta com obras produzidas a partir das mais diversas técnicas, expressões artísticas e materiais.
LEIA TAMBÉM: A vida como ela é: entre a sorte e os infortúnios
Publicidade
De acordo com Ivani Ana Friedrich, artista, artesã, arte-educadora, integrante do Move Coletivo Cultural e participante da mostra, o movimento surgiu pela necessidade de auxiliar os artistas, que estavam parados devido à pandemia. “Algo precisava ser feito. Então, pensamos em reunir várias pessoas e produzir um catálogo para a divulgação das obras”, relembra. Mesmo sem recursos, através da busca de patrocínios foi possível a realização da exposição.
Lili Syperreck, secretária de gestão da Casa das Artes e também participante da exposição Imaginário, classifica a mostra como plural. “São diversas obras abraçadas e que estão convivendo entre si. Todas são visuais, mas temos diversas linguagens, como esculturas, pinturas, cartoons e tantos outros”, observa. Quem conferir de perto vai se identificar com as expressões artísticas, segundo ela. “De alguma forma, quem vier vai se conectar com algumas dessas obras ou com os artistas”, adianta.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: exposição na Emef Leonel Brizola aborda vida e obra de Van Gogh
Publicidade
O próximo passo do coletivo será o lançamento de um catálogo físico e virtual de obras de 80 pessoas, ou até mais, ainda neste ano. Além disso, o lançamento do conteúdo contará com uma nova exposição, que ainda não possui data e nem local. O trabalho será realizado através de recursos do edital de Produção Artística e Cultural: Identificando práticas e projetos culturais em Santa Cruz do Sul, da Secretaria de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), em que o coletivo foi selecionado neste ano.
De acordo com Ivani, a plataforma virtual contará com obras e biografias dos artistas para que a população possa conhecer o trabalho de cada integrante. “Teremos o domínio do site por três anos. Então, sabemos que muitas informações serão acrescentadas com o passar do tempo”, ressalta. A expectativa de Lili é de que essas sejam apenas as primeiras ações do esforço coletivo. “Com o uso da plataforma, vamos adicionar mais artistas e descobrir novos talentos, como um movimento contínuo. Acredito que teremos mais trabalhos futuramente”, antecipa.
LEIA TAMBÉM: Pantano Grande realizará a Caravana Cultural em agosto
Publicidade
A mostra Imaginário é uma promoção da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, com curadoria do Move Coletivo Cultural e patrocínio da Led Store. Outras entidades e empresas locais igualmente emprestam apoio à iniciativa, que configura um amplo mosaico ou painel do que de melhor a cidade e a região estão fazendo e promovendo nas visuais.
Algumas obras do acervo estão à venda; sobre valores, informações podem ser obtidas na secretaria da Casa das Artes.
LEIA TAMBÉM: “Porang” é o novo romance do escritor gaúcho Sérgio Schaefer
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.