Com vernissage a partir das 19h30, a Casa das Artes Regina Simonis abrirá nesta quarta-feira, 2, a exposição Imaginário. A mostra contará com produções assinadas por 76 artistas visuais integrantes da Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul. O projeto Imaginário das Artes de Santa Cruz do Sul contempla a produção de artistas que nasceram ou vivem no município e têm obras feitas a partir de diversas técnicas, expressões artísticas e materiais.
A mostra Imaginário é uma promoção da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, com curadoria do Move Coletivo Cultural, e ficará no local até o dia 1º de setembro, para visitação de segundas a sextas-feiras, das 10 horas às 12 horas e das 13 às 16h30. Nos sábados, a exposição estará aberta das 10 horas às 16 horas. A entrada é gratuita e o patrocínio é da Led Store.
LEIA MAIS: Exposição na Casa das Artes evidencia obras produzidas durante o período de pandemia
Publicidade
Segundo Ivani Ana Friedrich, artista, artesã, arte-educadora e integrante do Coletivo Move, a atividade será inédita e vai abranger toda a classe artística nas mais diversas técnicas, formas, tamanhos e cores. “Teremos obras de artistas premiados, renomados e que usam a arte como hobby e terapia. Assim como artistas em início ou final de carreira”, afirma. Ivani também acompanhou, na segunda-feira, a ação de grafiteiros que terão suas obras expostas na Casa das Artes.
Ideia é comunicar por meio das criações
projeto Imaginário das Artes de Santa Cruz do Sul surgiu em 2020, ano em que se iniciou no mundo a pandemia de Covid-19. Vivendo em total isolamento e com uma intensa vontade de manter o diálogo com o mundo por meio da arte, os integrantes da Setorial de Artes Visuais tiveram a ideia de criar um catálogo com suas obras e biografias para fazer suas criações chegarem a outros públicos.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá show nacional com Menos é Mais em setembro
Publicidade
Desde então, a ideia se transformou em um projeto com o objetivo de divulgar a arte local e fomentar a cultura santa-cruzense. Após um intenso investimento de energia e criatividade do coletivo para a consolidação da iniciativa e uma busca árdua pela captação de recursos, hoje está sendo concretizado. A expectativa dos artistas é de que este seja apenas o primeiro resultado deste esforço coletivo.
Serviço
- Local: Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651, no centro de Santa Cruz do Sul)
- Abertura: quarta-feira, 2, a partir das 19h30
- Período de visitação: até 1º de setembro, com entrada gratuita
- Horários de visitação: segunda a sexta-feira, das 10 horas às 12 horas e das 13 horas às 16h30. No sábado, das 10 às 16 horas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade