Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ATRAÇÃO

Exposição em Santa Cruz marca os 36 anos da Associação Pró-Cultura

Foto: Alencar da Rosa

Parte do que for obtido na venda das obras será para a Casa das Artes Regina Simonis

Em comemoração aos 36 anos da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, celebrados em 16 de junho, a Casa das Artes Regina Simonis receberá a Coleção 35+1. Devido ao sucesso da Coleção 35 no ano passado, quando 35 obras foram vendidas em evento beneficente relacionado ao aniversário da associação, optou-se por repetir a iniciativa. Prevista para ser realizada antes, foi postergada em razão da enchente que atingiu o Estado em maio. 

A ação se transformou na exposição Percepções de mundo: olhar, ver, enxergar… sentir, que terá abertura nesta terça-feira, a partir das 19 horas, na Casa das Artes Regina Simonis. Nesta edição, os artistas participantes apresentam 90 obras originais, produzidas especialmente para a ação. A iniciativa foi realizada a partir do estudo e análise do livro Como os artistas veem o mundo, de Will Gompertz, com orientação técnica da artista Márcia Marostega. 

LEIA TAMBÉM: Sessão Amigos do Cinema exibirá o filme Além de Nós

Publicidade

Os artistas do Atelier Márcia Marostega se uniram com a Associação Pró-Cultura e produziram obras em pequeno formato (30 x 30) que serão vendidas pelo valor tabelado de R$ 440,00. Parte da renda será revertida para a Casa das Artes Regina Simonis. Após a abertura, as obras ficarão em exposição até o próximo dia 14, com entrada gratuita. 

Segundo Márcia, a exposição mostrará o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos nas aulas do atelier durante o ano. A inspiração é a obra de Gompertz, que aborda o trabalho de 31 pessoas. “Fomos estudando os artistas e depois solicitei que escolhessem um deles para se aprofundarem, apresentando um trabalho em aula”, relembra. Ela destaca, porém, que a exposição não é uma releitura dos artistas, mas como “eles veem o mundo através dos seus olhos e sua arte”.

Elusa Borowski Morsch, que participa da mostra, acredita que o processo de perceber como a visão do artista interfere na arte foi muito importante para os alunos. “Estamos nessa caminhada, cada uma buscando a sua identidade pelo modo como vê as coisas ao seu redor”, afirma. Com o trabalho feito durante o ano, Elusa acredita que foi possível perceber visões diferentes. “Cada um coloca no olhar aquilo que lhe toca, ou como beleza ou como sensibilidade.” 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mostra Sesc de Cinema exibe filme “Além de Nós” nesta terça-feira

Participam da iniciativa outros 18 artistas além de Elusa. São eles: Cida Maria Lucchese, Cristina Eidt, Eli Gründling Lawisch, Ilse O’Meagher, Isabel Goldmeyer, Joana Silvestrin Zanon, José Arlei Cardoso, Juliane Mai, Márcia Marostega, Marília Martin, Nilza Picada, Riele Kraether, Silvani Gassen Dal Forno, Solange Pereira, Tânia Valentini, Traudi Meurer, Virgínia Heitling e Zelia Natalia Coletti Ohlweiler.

Serviço

  • O quê: ação beneficente Coleção 35+1, em favor da Associação Pró-Cultura
  • Exposição: Percepções de mundo: olhar, ver, enxergar… sentir
  • Abertura: terça-feira, 3, às 19 horas 
  • Local: Casa das Artes Regina Simonis (Rua Marechal Floriano, 651, centro de Santa Cruz) 
  • Visitação: de amanhã ao dia 14, no horário de funcionamento da Casa das Artes Regina Simonis, com entrada gratuita
  • Realização: Associação Pró-Cultura e Atelier Márcia Marostega 
  • Contato: Casa das Artes, no (51) 98923 7808

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.