Após meses de trabalho e planejamento, a Associação Pró-Cultura, mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis, apresenta a exposição Regina Simonis – Vida e Obra. O evento de abertura ocorrerá nesta quarta-feira, 23, a partir das 18 horas. A exposição celebra o legado da artista plástica Regina Simonis e ficará disponível para visitação gratuita até o dia 30 de novembro. A curadoria e projeto de expografia é de Alex Brino.
A mostra oferecerá à comunidade de Santa Cruz do Sul e região uma oportunidade para apreciar a trajetória de uma das artistas mais importantes do cenário local. O projeto que deu origem à exposição incluiu a catalogação das obras de Regina Simonis, tanto de peças no acervo da Casa das Artes quanto de outros itens de acervos particulares que foram cedidos para identificação e registro da coleção em repositório digital.
LEIA MAIS: Projeto faz catalogação das obras de Regina Simonis
Publicidade
O processo de planejamento de metadados com as informações principais das obras, criação de padrão de registro e inserção de dados no sistema Tainacan – software utilizado para digitalização de obras em museus brasileiros – foi feito pela museóloga Camila Casarotto, em conjunto com uma equipe de curadoria da Casa das Artes. O trabalho de pesquisa e resgate histórico foi realizado pelo professor e historiador Mateus Skolaude.
A combinação dessas iniciativas resultou em uma exposição abrangente que não só apresenta o acervo, mas também contextualiza a importância de Regina Simonis no movimento artístico e cultural santa-cruzense. Durante a mostra, os visitantes poderão apreciar uma seleção de trabalhos da artista, além de participar de atividades interativas, e com acessibilidade, que promovem um entendimento mais profundo de seu legado.
LEIA TAMBÉM: Casa das Artes recebe obra misteriosa produzida por Regina Simonis
Publicidade
A Casa das Artes promoverá ainda quatro palestras abertas ao público, abordando temas relacionados à vida e à obra de Regina Simonis, além de visitas guiadas para estudantes e pessoas com deficiência (PcDs), com material produzido por Fernando Costa. Após a exposição, a intenção é que o material seja instalado em uma sala especial da Casa das Artes, ficando disponível para consulta da comunidade, mediante agendamento.
Além disso, tanto o acervo quanto a pesquisa serão digitalizados e disponibilizados gratuitamente através dos canais digitais da instituição e em repositório digital especializado. Com isso, pretende-se dar divulgação pública, valorizar o patrimônio artístico que representa esse acervo e estimular o público e estudantes, através de visitas de escolas e ações formativas regulares, a conhecer esse importante legado e participarem das atividades culturais da Casa das Artes.
LEIA TAMBÉM: Um olhar sobre a obra e vida de Regina Simonis
Publicidade
Quem foi
Regina Simonis nasceu no dia 11 de junho de 1900, em Linha Boa Vista, e em 1927 ingressou no Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul. Ela foi uma das primeiras alunas do Instituto a investir no que mais gostava de fazer: desenhar e pintar. Suas obras se destacaram no cenário gaúcho.
Na década de 1930, retornou a Santa Cruz e passou a dividir o tempo entre a pintura e cuidados com os pais idosos. Após a morte deles, dedicou-se à pintura. Faleceu aos 96 anos. Em 1995, a artista foi formal e oficialmente reconhecida pela sociedade santa-cruzense quando o prédio do antigo Banco Pelotense recebeu a denominação de Casa das Artes Regina Simonis.
LEIA TAMBÉM: Mostra Cultural apresenta projetos desenvolvidos com doações do IR em Santa Cruz
Publicidade
Serviço
- Abertura: quarta-feira, 23, às 18 horas, na Casa das Artes Regina Simonis. Marechal Floriano, 651.
- Visitação: de 24 de outubro até 30 de novembro. De terça a sexta, das 10 até 17 horas, e nos sábados, das 10 até 16 horas. Horários especiais são divulgados nas redes sociais da Casa das Artes.
- Palestras: serão divulgadas ao longo da programação.
Realização
O projeto Regina Simonis: Vida e Obra é uma iniciativa da Associação Pró-Cultura – Casa das Artes Regina Simonis, com produção da Skené Projetos Culturais e financiamento através de recursos da Lei Complementar 195/2022 – Ministério da Cultura e Secretaria Estadual da Cultura, pelo Edital Sedac/LPG 11/2023 – Pesquisa, Registro e Memória. A divulgação de todas as etapas do projeto poderá ser acompanhada pelo site casadasartesreginasimonis.com.br e das redes sociais da Casa das Artes, no Instagram @casadasartesreginasimonis e Facebook @proculturasantacruz.
LEIA TAMBÉM: Associação do Bairro Esmeralda busca doações para festa de Halloween Infantil
Mais informações podem ser obtidas com a presidente da Associação e coordenadora do projeto, Carol Knies, pelo telefone (51) 99707 2446. O agendamento de visitas de grupos ou escolas com a Casa das Artes pode ser feito pelo número (51) 98923 7808.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙