Santa Cruz do Sul

Exposição destaca a trajetória e importância da SCB União em Santa Cruz

Durante o mês de outubro, o Centro de Cultura Francisco José Frantz recebe a exposição Força viva da cor preta: União, 100 anos de história. A partir desta segunda-feira, 9, até o dia 31, será possível realizar uma viagem no tempo, uma vez que a iniciativa celebra o centenário da Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) União, fundada no dia 1º de julho de 1923 em Santa Cruz. A entidade é considerada um dos clubes sociais negros mais antigos do interior do Estado.

A ação, idealizada pela diretoria da entidade, sob a liderança da presidente Marta Regina do Santos Nunes, contou com a colaboração da mestre em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Franciele Rocha de Oliveira. Para a composição do acervo, ao longo do ano foram feitas pesquisa histórica, entrevistas com os descendentes dos fundadores do clube e busca ativa de obras.

LEIA TAMBÉM: Uniãozinho: 100 anos de um símbolo de resistência

Publicidade

“A exposição visa apresentar a importância do clube e preencher as lacunas referentes a nossa história e a da comunidade negra, pouco conhecida e valorizada, mas com parcela importante na construção de Santa Cruz”, salienta Marta. O título, inclusive, surgiu a partir de registros de um livro ouro do clube, de 1940, que transmite a importância da criação de um local para a comunidade negra no município.

Os apreciadores poderão conferir oito painéis e mais de 50 obras fotográficas, além de itens como troféus, bandeiras, instrumentos musicais, fantasias e croquis. A curadoria das obras da exposição é da artista visual Natasha Cremonese, com produção de Marta Nunes e Angélica Fonseca.

Marta Regina dos Santos Nunes comanda o clube

A abertura está marcada para as 19 horas desta segunda-feira. Nos demais dias, a exposição poderá ser visitada das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, com entrada gratuita.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Um trio de pura representatividade

Obras

  • Painel de Carteirinhas – Constituíido por quase cem carteiras de associados da entidade
  • Linha do Tempo – 100 anos – A SCB União (1923–2023) mostra visualmente a sua trajetória, trazendo momentos marcantes do clube.
  • Mapa Interativo – Acesso ao percurso da famosa Farra do Boi, farra carnavalesca criada nos anos 1950.
  • Painel das Genealogias – Genealogias de dez famílias consideradas fundamentais para a existência do clube.
  • Outros – Mais de 50 obras vão contar a história da entidade, mostrando momentos e figuras ilustres ou anônimas do União.

LEIA TAMBÉM: Uma data para refletir sobre formas de romper o racismo

Saiba mais

A exposição Força viva da cor preta: União, 100 anos de história é promovida pela Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) União e integra o projeto Sankofa: ancestralidade, memória e negritude, selecionado no Edital Sedac 07/2021 – Edital de Concurso FAC Patrimônio, da Secretaria Estadual da Cultura.
A mostra também faz parte do projeto Festividades do Centenário da Lei do Patrocínio – Edital de Seleção Pública a Eventos 001/2023, da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Vozes negras importam: 16 histórias para entender o preconceito racial

O Uniãozinho

A Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) União, conhecida como Uniãozinho, é um ponto de encontro e constituição de famílias de Santa Cruz e do próprio Vale do Rio Pardo. Sua trajetória inclui o pioneirismo em atividades esportivas, sociabilidade e articulação política, além de resistência, empoderamento e luta contra o racismo e a discriminação. Mais informações podem ser consultadas em scbuniao.com.br e no Instagram (@uniaoscb).

Uniãozinho celebra 100 anos em 2023

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.