Exposição de aves é diferencial no setor de animais

A exposição de aves é um dos destaques do Pavilhão de Animais na 20ª Expoagro Afubra. Na edição deste ano, são 103 animais expostos por três criadores ligados à Associação Brasileira de Preservadores e Criadores de Aves de Raças Puras e Ornamentais (APCA). Entre eles, está o produtor Ademar Biguelini, da Granja Biguelini, que foi o pioneiro na exposição de aves na feira.

Em 2022, o criador de Venâncio Aires demonstra 50 animais, das raças americanas new Hampshire, Plymouth rock barrado e Rhode island red, e da raça inglesa Sussex. “São animais de dupla aptidão, para produção de ovos e carnes”. Há 40 anos na atividade, Biguelini conduz os negócios ao lado da esposa Ieda Teresinha Agnes Biguelini na propriedade rural da família, de 2,5 hectares, no Bairro São Francisco Xavier. “O manejo é relativamente simples, exige a aplicação de vacinas e controle de verminose, ácaro e piolho”, explica.

LEIA MAIS: Cavalos Crioulos estreiam na Expoagro Afubra 2022

Publicidade

Quem tiver interesse em iniciar a produção de aves, pode tirar dúvidas durante todos os dias, até este sábado, 26. Antes do início da mostra, nessa terça-feira, 22, aconteceu a premiação dos melhores exemplares das espécies. O coordenador da Exposição de Animais, Edgar Pedro Konzen, reforça que a exposição de aves na feira proporciona que os produtores rurais possam ter acesso a raças puras e com certificação. “É uma oportunidade para melhorarem os planteis já existentes nas propriedades, que normalmente são prejudicados por consanguinidade”, explica.

As primeiras edições do evento não contaram com aves, que têm sido um diferencial no setor de animais desde que passaram a participar da programação. “No decorrer dos anos conseguimos contar com a organização da APCA, que com a qualidade e seriedade de seus associados engrandece cada edição da Expoagro Afubra.”

Os Grandes Campeões da Expoagro Afubra 2022:

Grandes Campeões Origem Americana

Publicidade

  • Box 44, fêmea Plymouth Rock Barrado, de Ademar Biguelini, Venâncio Aires
  • Box 94, macho Rhode island red, de Ademar Biguelini, Venâncio Aires

Grandes Campeões Origem Inglesa

  • Box 65, fêmea Light Sussex, de André Machado, Alegrete
  • Box 60, macho Orpington amarelo, de André Machado, Alegrete

Grandes Campeões Asiáticos

  • Box 67, macho Brahma Dark, de Elói Stein, Dois Irmãos
  • Box 72, fêmea Brahma Dark, de André Machado, Alegrete

Grande Campeão Ornamental

Publicidade

  • Box 83, fêmea Shamo, de Elói Stein, Dois Irmãos

Grande Campeão Miniatura

  • Box 87, fêmea Nagasaki Motled, de André Machado, Alegrete

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EXPOAGRO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.