No fim da tarde da última quarta-feira, Enedina Fátima da Silva, de 57 anos, pegou o ônibus no Bairro Santa Vitória, onde mora, e foi ao Centro de Santa Cruz na companhia do neto, Vitor Parreira, de 12 anos. Ao chegar na frente da Casa das Artes Regina Simonis, estava um tanto tímida. Foi Vitor quem tomou a iniciativa e a conduziu para entrar. “Nunca tinha vindo aqui. Estou encantada”, disse.
A noite tornou-se ainda mais especial para ela quando percebeu que mais e mais pessoas começaram a chegar e se aglomerar no ambiente. Era o momento em que dezenas de alunos, assim como Vitor, davam início a uma exposição de suas obras e ali compartilhavam seu talento com os admiradores da arte. “Estou orgulhosa do meu neto. Que bom que essas crianças se ocupam com uma coisa tão bonita.”
O neto de Enedina estava entre os jovens artistas da rede municipal de ensino que participaram do Projeto Cultura na Escola. A iniciativa, lançada em março pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação Pró-Cultura, tem o objetivo de inspirar os estudantes em artistas renomados, como Tarsila do Amaral e Romero Britto, intercalando o trabalho em sala de aula com visitas à Casa de Artes Regina Simonis. “Hoje é a culminância de um trabalho realizado durante o ano letivo. E os alunos são protagonistas”, disse a secretária da pasta, Jaqueline Marques, que também enalteceu o empenho dos professores. De acordo com a vice-presidente da Associação Pró-Cultura, Carmen Costa, a intenção é ampliar a iniciativa no próximo ano.
Publicidade
Participaram alunos das Emefs Menino Deus, Harmonia e Leonel Brizola e integrantes do projeto AABB Comunidade, com a orientação dos professores Luís Kauffmann, Josiane dos Santos, Thaís Hohl e Cláudia Tavares.
This website uses cookies.