ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Expointer vai contar com 26 expositores da região

Daniel Schunke participará da mostra pelo quarto ano, com a venda de embutidos

A 47ª Expointer ocorrerá entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Uma atração que vem se destacando a cada ano é o Pavilhão da Agricultura Familiar, que nesta edição vai completar 25 anos. Serão 413 empreendimentos ocupando o espaço, 41 a mais que no ano passado, quando foram 372.

O Vale do Rio Pardo estará representado na feira, que é uma das mais prestigiadas do Rio Grande do Sul e serve como vitrine para produtos locais. Da região, conforme a  Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), serão 26 estandes – 20 agroindústrias com embutidos, defumados, queijos e laticínios diversos, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel e erva-mate e seis expositores de plantas e artesanato.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Semana do Empreendedor encerra com palestra sobre cultura organizacional

Publicidade

Os produtores são de diversos municípios, como Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Passo do Sobrado e Rio Pardo. Entre eles está Daniel Luiz Schunke, de 22 anos, proprietário da Agroindústria Schunke. A empresa atua na produção de linguiças dos tipos mista defumada, suína defumada, suína frescal (salsichão) e salamito.

A agroindústria iniciou os trabalhos em 2015 e fica na localidade de Linha Sítio, no interior de Vera Cruz. Conforme Schunke, este será o quarto ano como expositor na Expointer. “Estamos com expectativas boas para as vendas, além de ser uma oportunidade de divulgar nossos produtos. Isso ajuda na nossa economia e também a conquistar novos mercados.” Ele também participa de eventos locais como Expoagro Afubra, Oktoberfest e Feira da Produção, e de mais distantes, como a Expodireto.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Fenarroz destaca necessidadede inovação e de reconstrução

Publicidade

O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado por uma comissão composta pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/RS), Via Campesina e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Aves estão fora do evento

Neste ano, os pássaros e as aves não participarão da Expointer. A decisão do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação baseou-se nas medidas de contenção do surto de doença de Newcastle em um estabelecimento comercial de Anta Gorda, além da análise técnica do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Cesta básica fica 5,14% mais barata em julho; veja

Publicidade

Apesar da falta das aves e pássaros, o público poderá conferir os 3.458 animais de argola que vão a julgamento. Quase o mesmo número da edição do ano passado, com uma redução de 0,63%. São ovinos, bovinos de corte, de leite e mistos, zebuínos, bubalinos, equídeos, caprinos e pequenos animais como coelhos e chinchilas

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta