Centro-Serra

Expointer sedia simpósio para debater ações de enfrentamento à estiagem

A 46ª edição da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, Expointer, teve início oficialmente no sábado, 26 de agosto. Realizada em um amplo espaço no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, reúne grande número de expositores de diferentes segmentos e um público que deve ultrapassar os 700 mil visitantes até este domingo, 3 de setembro, seu encerramento.

Fotos: Nathana Redin

Uma série de eventos simultâneos abordam diferentes temáticas e também competições. Entre os seminários, debates e exposições, nesta quinta-feira, 31 de agosto, junto à Casa da Ocergs dentro do Parque, ocorreu o Simpósio “Ações e Experiências para o Enfrentamento à Estiagem”. A atividade foi uma promoção conjunta da Assembleia Legislativa Gaúcha, Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, e União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).

O deputado estadual Adolfo Brito, primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Gaúcha, propôs a realização do evento. Entre os objetivos do Simpósio esteve a aproximação com experiências de outros Estados, que também passam por longos períodos de estiagem, mas conseguiram minimizar os seus efeitos. “Foi um amplo debate em que pudemos ver que há alternativas concretas para impedir que o estado volte a sofrer com os prejuízos da estiagem”, disse. Durante o debate, o deputado apresentou o conteúdo de um Projeto de Lei de sua autoria, em tramitação na Assembleia, que autoriza o uso de parte das chamadas Áreas de Preservação Permanente (APPs) para armazenamento de água, irrigação e outras intervenções, com respeito à legislação ambiental e mecanismos compensatórios. “O desenvolvimento e o respeito ao meio ambiente não são antagônicos, são complementares. Os exemplos trazidos mostram que é possível conjugar os dois fatores, em benefício do progresso do setor primário gaúcho. Precisamos avançar”, salientou.

Publicidade

Deputado Adolfo Brito

O evento foi dividido em painéis: Armazenamento de Água, com a fala do deputado Antônio Carlos Arantes (MG); Irrigação, com o secretário executivo de Agricultura, Dr. Rafael Bueno (DF); Aquicultura, com o deputado Marcelo Sobral (SE); Plano Safra 2023/2024, com o deputado Luciano Silveira (RS) e José Henrique Silva – diretor de Financiamento, Proteção e Apoio à Inclusão Produtiva Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Questionado pelo deputado Brito a respeito de recursos prometidos para a construção de redes de água e poços artesianos na região Centro Serra, que devem beneficiar mais de 1850 famílias, Silva disse que irá trabalhar para agilizar os contatos com o Ministério para que o pleito possa ser encaminhado com maior agilidade.

Entre as autoridades presentes esteve o presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha, Vilmar Zanchin; o presidente da Unale, Diogo Moraes; o presidente da Comissão de Agricultura da Unale, deputado Adolfo Brito; o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo, Luciano Silveira; demais parlamentares, prefeitos e vereadores. Também representantes de sindicatos, cooperativas, entidades interessadas na temática e pesquisadores.

Confira entrevista com o deputado estadual Adolfo Brito, proponente do Simpósio

*Com informações Assessoria de Imprensa

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.