Em clima de reconstrução e retomada, o Parque Assis Brasil em Esteio recebe a partir deste sábado, 24, até o dia 1ª de setembro, a 47ª Expointer, maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. O evento é organizado pelo governo do Estado, por meio das secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR).
Após ter ficado alagado por mais de 30 dias, o parque de exposições passou por reformas e melhorias, entre elas revisão das redes elétrica e hidráulica, reforma de telhados e calhas e recuperação do calçamento das vias.
LEIA TAMBÉM: Divisas do tabaco podem crescer 25% em 2024
Publicidade
O número de animais em exposição, um dos principais atrativos da Expointer, aumentou 12% em relação à última edição, chegando a 4.796 animais de argola e rústicos inscritos. Neste ano participam novas raças de ovinos, como a Dhone Merino, e de equídeos, como os muares. Após alguns anos de ausência, retornam à feira as raças de bovinos Senepol e de caprinos Saanen.
O Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF), um dos espaços mais prestigiados pelo público, apresentou crescimento significativo, com 413 empreendimentos selecionados (41 a mais do que em 2023). Destes, 216 são liderados por mulheres (148 no ano passado), 125 têm jovens na liderança e 73 participam da feira pela primeira vez.
No Pavilhão do Artesanato, promovido pela Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), 184 artesãos venderão seus produtos ao longo da Expointer. Além das tradicionais peças de cutelaria, cuias, calçados e adereços de couro, a edição deste ano tem novidades, como peças em lã crua feltrada e tecelagem com bambu.
Publicidade
No Estande do Governo, localizado no Pavilhão Internacional, os visitantes poderão participar de eventos e discussões com temas transversais, organizados pelas secretarias estaduais. O espaço traz como tema principal o Plano Rio Grande, com ações do governo estadual para recuperação e reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de abril e maio.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: Lavouras agora já precisam de mais chuva
SAIBA MAIS
Sobre a feira
Nove dias de feira, em 141 hectares: esses são o tempo e o espaço necessários para a realização dos mais de 500 eventos que devem ocorrer durante a 47a Expointer e compõem sua programação oficial. São julgamentos, leilões, provas, palestras, apresentações, workshops, demonstrações sobre todo o universo do agro.
Publicidade
Para saber
A área coberta no espaço de convivência da feira cresceu, e o novo bulevar oferece opções de alimentação e descanso para os visitantes.
As tradicionais esferas da Expointer foram revitalizadas, recebendo nova pintura. O muro que cerca o Parque de Exposições também recebeu novas cores.
Infraestrutura passou por melhorias
O acesso dos visitantes que vão de carro à feira tem mudanças. Para melhorar a distribuição do fluxo de veículos, o parque disponibiliza um novo portão de acesso ao público geral, o de número 14, na Avenida Cezar Antônio Bettanin, ao qual é possível chegar pela BR-448.
Publicidade
Ainda houve a criação de cerca de mil vagas de estacionamento, totalizando 7 mil. A quantidade de banheiros aumentou, com a construção de dois prédios que abrigam 130 sanitários. A estrutura geral dos banheiros móveis também foi melhorada.
LEIA TAMBÉM: Projeto que libera venda de cigarros eletrônicos deve ser votado nesta terça por comissão do Senado
Como chegar
Devido à interrupção parcial dos transportes coletivos entre Porto Alegre e Esteio, operações especiais serão disponibilizadas durante a Expointer. O acesso ao Parque de Exposições Assis Brasil poderá ser feito via ônibus ou trem.
Publicidade
A Trensurb vai operar parcialmente, com trens saindo das estações Canoas e Mathias Velho a cada 14 minutos. A integração para quem sai da capital será feita por ônibus disponibilizados pela empresa, sem custo adicional para o usuário. Eles partirão do terminal da Trensurb na Avenida Júlio de Castilhos, próximo ao Pop Center. Também será possível embarcar na parada de ônibus da Estação Aeroporto.