Regional

Expocande deste ano será zero carbono

A 11ª Exposição Industrial, Comercial, Serviços e Agronegócios de Candelária (Expocande) assume um novo papel de responsabilidade ambiental e social. Isso porque a feira, que ocorre de 30 de abril a 5 de maio no Parque Municipal de Eventos Itamar Vezentini, será “zero carbono” pela primeira vez. A partir de estudo conduzido por um engenheiro ambiental, serão coletados dados sobre a emissão de carbono (gases do efeito estufa) durante a feira para posterior compensação por meio do plantio de árvores nativas.

Na prática, serão coletados dados sobre os meios de transporte utilizados por visitantes, expositores e prestadores de serviços para ir até a Expocande. A ação, que deve verificar o tipo de veículo e a quantidade de pessoas, será feita em parceria com a empresa contratada para operar o estacionamento e acesso ao pórtico. Além disso, serão recolhidas informações sobre consumo de água, energia elétrica e geração de resíduos sólidos na feira.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: fé da comunidade garante resgate de igreja centenária em Vale do Sol

Publicidade

“Com base em todos esses dados, vamos determinar o quanto de emissões de carbono foram geradas pela Expocande e fazer a compensação com o plantio de árvores nativas”, explica o engenheiro ambiental Roberto Pilz. Ele acrescenta que o objetivo é melhorar a cada nova edição. “Para as edições futuras, também será realizada a compensação, mas buscaremos reduzir cada vez mais as emissões”, explicou.

Conforme Pilz, o plantio das árvores nativas será feito em áreas degradadas, ou seja, com vulnerabilidade ambiental e que precisam ser regeneradas para auxílio à biodiversidade. A data para o plantio ainda não está determinada, mas já existe uma previsão. “Projetamos o plantio das mudas de árvore ainda neste ano, dentro da janela de maio a agosto, que é o período ideal”, finalizou o engenheiro ambiental.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.