A 20ª edição da Expoagro Afubra será histórica. Não só porque número redondo dá a sensação de um fator diferenciado, mas porque é a retomada da feira, após dois cancelamentos motivados pelas condições sanitárias causadas pela pandemia do coronavírus. A expectativa é ampliada pelo público, que já agenda grupos de visitas, e pelos organizadores, que projetam 100 mil frequentadores entre os dias 23 e 26 deste mês no parque em Rincão Del Rey, Rio Pardo.
Segundo o coordenador-geral, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, a programação deste ano, que foi concluída ontem, terá foco em três eixos: transformação, inovação e produção sustentável. “Vamos tratar muito sobre o uso da tecnologia no meio rural e contaremos com startups, que apresentarão soluções inovadoras para as demandas que ainda não são supridas pelos agricultores”, adianta Dornelles.
LEIA MAIS: Nova edição do Jornal da Emater circula na região
Publicidade
Questões atuais, como a estiagem, não deixarão de ser abordadas, em especial pela característica do evento, que visa promover a qualificação do setor primário e possibilitar a negociação aos 430 expositores. O coordenador antecipa que serão atividades especiais, que ficaram reprimidas nos últimos dois anos devido à pandemia. “Temos que destacar o empenho dos expositores e patrocinadores, que foram transferindo os recursos, ano a ano, e estão conosco agora”, afirma.
Além das startups, conta Dornelles, o público poderá conferir propostas inovadoras de empresas de diferentes áreas e universidades. Tudo isso é possível acompanhar gratuitamente, pois não há cobrança de ingresso e estacionamento. Mesmo assim, a Afubra fez melhorias em relação aos demais anos, que poderão ser percebidas já na entrada. Com investimento de cerca de R$ 2 milhões, foi criado, na pista da BR-471, um acesso especial que garante maior segurança para quem ingressar no parque.
LEIA MAIS: Expoagro retorna em 2022 com foco nas transformações
Publicidade
A equipe de marcenaria da associação também providenciou a estrutura para os estandes do espaço dedicado às agroindústrias familiares. Dessa forma, torna o ambiente mais agradável e evita a necessidade de locação a cada realização do evento. Esse espaço também vai surpreender o público que costuma visitar a Expoagro. Ele foi ampliado, permitindo o estabelecimento de 193 expositores e abrigo para os setores de infraestrutura do parque. “Na retomada da feira, a nossa expectativa é reencontrarmos os visitantes em um parque muito bem preparado, com muitas atrações e novidades, mantendo o nosso compromisso de promover a diversificação dos produtores rurais”, anuncia. “Estaremos trabalhando com todos os esforços de limpeza e segurança sanitária”, reforça.
Utilizando diferentes técnicas para a produção, e contando com o suporte da equipe do parque, as empresas e entidades expositoras providenciaram em torno de 40 lavouras demonstrativas. São espaços que receberam irrigação especial durante o período de estiagem mais agressiva. Agora, conta o profissional da Afubra que atua no parque, Claiton Dutra Teixeira, trabalha-se na chamada fase de “maquiagem”, que é quando a estrutura de recepção das empresas é montada, além da abertura de espaços para a passagem do público.
Nas áreas plantadas, de acordo com Teixeira, poderão ser vistos exemplares de milho, soja, tabaco, sorgo, pastagem, arroz e hortaliças. “A chuva dos últimos dias fez com que o solo ficasse úmido e a gente pudesse dispensar a irrigação mais ampla. Estamos com o sistema de gotejamento apenas para manutenção das plantas”, explica.
Publicidade
LEIA MAIS: Obras vão proporcionar mais segurança na BR-471 e melhorar o acesso à Expoagro
Em meio às lavouras, equipes dos mais variados locais erguem as tendas das indústrias. É o caso de um grupo de Santa Cruz do Sul que, na tarde dessa terça-feira, 15, montava o espaço da FBA. Integrantes da Tenda Plus, os seis operários vieram de Santa Clara do Sul, onde trabalharam em evento municipal. Devem terminar em Rio Pardo e ir para Candelária, onde atenderão expositores da Expocande. Um dos montadores, Dionatan da Silva Maciel, de 22 anos, conta que, muitas vezes, nem conseguem visitar o estande que montam, porque logo seguem para a próxima feira.
Na área destinada à exposição de animais, a Expoagro terá um estreante: o cavalo crioulo. Programada para o dia 26, uma das atrações será a 1ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos. A promoção é dos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) de Santa Cruz, Rio Pardo e Pantano Grande, com participação de outros núcleos. Serão escolhidos os melhores exemplares da raça, dentro de cada categoria. Além da premiação, os vencedores somam pontuação no ranking da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Publicidade
Além da atividade competitiva, os crioulistas poderão assistir a uma palestra técnica sobre as perspectivas de negócios, ministrada por Alexandre Suñe. A estimativa é de que haja mais de 460 mil cabeças no Brasil. Em todo o território nacional, movimenta em torno de R$ 10 bilhões por ano.
LEIA MAIS: Expoagro Afubra passa a constar no Calendário Oficial de Eventos do Estado
Outros animais também terão destaque, como bovinos de corte e de leite, equinos de outras raças, ovinos, caprinos, coelhos e aves domésticas. Eles começam a chegar à estrutura da feira na próxima segunda, 21. Localizada no lado oposto da entrada principal do parque, conta com dois pavilhões de 450 metros quadrados cada para abrigar os bichos.
Publicidade
A programação começa às 9 horas da próxima quarta-feira, 23, com a solenidade de abertura. O primeiro dia terá a inauguração da ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar; fórum de educação rural; painel de inovação e premiação do Programa Bolsa de Sementes e da Escola Destaque do Projeto Verde é Vida. Na quinta-feira, 24, Dia do Arroz, será realizado o kackaton do agro – com desafios a ideias inovadoras –, o Seminário Regional de Turismo Rural, reunião da Amprotabaco, palestra voltada à mulher no agro e premiação do Programa de Coleta de Óleo Saturado e Eficiência Energética na Escola. O terceiro dia terá dedicação ao intercâmbio de inovação e audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. O encerramento será no dia 26, com destaque para a Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos, com entrega da premiação.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.