Com a consolidação do sistema de produção de morango em substrato em bancadas elevadas, a partir de 2008, o morango passou a ganhar maior representatividade no Estado, chegando a municípios que não tinham tradição no cultivo e tornando-se uma alternativa para produtores que buscavam uma diversificação da produção e da renda dentro da propriedade. Durante a Expoagro Afubra (23 a 26 de março), em Rio Pardo, a Emater/RS-Ascar está mostrando algumas variedades de morangos, substratos utilizados, os cuidados na construção do ambiente de produção e esclarecendo as dúvidas do público visitante.
Também está divulgando o curso de Produção de Morango em Substrato sem Resíduos de Agrotóxicos, oferecido no Centro de Treinamento de Teutônia (Certa). O extensionista da Emater/RS-Ascar, Maicon Berwanger, explica que o curso aborda desde o início da produção até a venda do produto. “No curso nós aplicamos todas as metodologias para a produção sem a utilização de agrotóxicos, utilizando apenas produtos biológicos e alternativos. E abordamos desde a construção do ambiente protegido, tipos de substratos, características das variedades, identificação, controle e manejo de pragas e doenças, entre outros assuntos”, salienta.
LEIA MAIS: Sábado para conferir de perto a diversificação na Expoagro
Publicidade
A expressiva redução do uso de produtos químicos – já que a incidência de pragas e doenças é menor em ambiente protegido – o que também diminui o custo de produção, é uma das vantagens econômicas e ambientais desse sistema de produção, que resulta em um produto diferenciado para o consumidor. Outro benefício apontado por Berwanger é a ergonomia, ou seja, a facilidade e o conforto de trabalhar em pé, sem os problemas de coluna e articulação ocasionados pelas posições de trabalho no cultivo no solo.
A agricultora Maria Goretti Walker, de Venâncio Aires, produtora de aipim, fez o curso no Centro de Treinamento e implantou o cultivo de morango em substrato em bancadas na propriedade. “É um produto sem veneno que teu tenho aqui, são usadas iscas para pegar os insetos e daí eu tenho os clientes que já sabem que eu não uso veneno, daí eles preferem comprar o meu produto do que o que tem no mercado. E foi através do curso que eu aprendi como cuidar dos morangos. Se não fosse o curso eu nem saberia onde começar, pra mim foi um aprendizado muito grande, eu gostei muito”, afirma.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A EXPOAGRO AFUBRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade