Expoagro: duas décadas semeando a inovação

Em 7 de março de 2001, chamadas de diversas editorias jornalísticas estampavam a capa da Gazeta do Sul daquela data. Entre elas, a morte e o velório do governador de São Paulo, Mário Covas, e a final do carnaval de rua de Santa Cruz, que teve como campeã a escola Imperatriz do Sol. Mas outra notícia trazia novidade em termos de eventos: naquele dia era dado o pontapé inicial para a Expoagro Afubra, que se transformaria, alguns anos depois, na maior feira voltada à agricultura familiar do Brasil.

Naquele 2001, foram dois dias de evento. Em 7 e 8 de março, a 1ª Expoagro prometia a produtores da região a possibilidade de conhecerem as novidades em tecnologia para as mais variadas culturas agrícolas. Desde o início de toda essa história, o coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, está presente. 

Foram muitos os passos para que a Expoagro se tornasse o que é hoje. “Como a gente tinha uma boa infraestrutura na propriedade da Afubra, o nosso viveiro, a gente passou a fazer os dias de campo de milho. Mas também fazíamos sobre produção florestal, hortaliças, pastagem, e é daí que surge a feira. Essa relação que temos com os produtores foi que nos credenciou a fazer a feira”, relembra Dornelles.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Cheques do óleo saturado vão ser entregues na Expoagro

Na reportagem publicada no dia 8 de março de 2001 na Gazeta, a meta era “fazer o evento crescer no futuro”. À época, o prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum, ressaltou: “Em breve, esta deverá ser a maior promoção da agricultura regional e uma das maiores do Estado.”

Novamente prefeito de Rio Pardo agora, em 2022, Brum observa que o que ele disse se concretizou. “Cresceu muito mais do que o esperado. A tecnologia, a ciência e as lavouras experimentais são importantíssimas para todos os agricultores. Todos que visitam a Expoagro agregam conhecimento em favor do aumento da produtividade. Isso resulta em qualidade de vida para aqueles que produzem riqueza para o supermercado do mundo, o Brasil”, enfatiza Brum.

Publicidade

Em 2001, a 1ª Expoagro Afubra reuniu 64 expositores. Para a edição que começa neste 23 de março de 2022 são 430. Ou seja, em 20 anos, a feira cresceu 571% no que diz respeito ao seu potencial expositor. “Choveu nos dois dias, mas várias instituições entenderam a proposta, e a partir de 2002 a feira começa a tomar uma forma maior. A cada ano, a gente vê que é necessário ter uma infraestrutura maior para abrigar um grande número de empresas e instituições”, observa Marco Dornelles.

LEIA MAIS: Com foco na inovação, começa a 20ª Expoagro Afubra

Em 2002, a 2ª Expoagro Afubra ganhou casa nova. Reunindo mais de cem empresas expositoras e cerca de 26 mil pessoas, a feira foi realizada pela primeira vez na área que segue recebendo o evento até hoje, às margens da BR-471. Da mesma forma que o evento cresceu, a cobertura midiática também seguiu esse ritmo. De pouco mais de meia página na Gazeta, a Expoagro ganhou, em 2002, um caderno especial com 20 páginas no principal jornal de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Programação diversificada vai movimentar a Casa Sicredi na 20ª Expoagro Afubra

Obstáculos

O coordenador-geral da Expoagro recorda que no início houve dois obstáculos. Um era trazer maior número de expositores e o outro, melhorar a infraestrutura. “A gente viu que quando chovia na véspera era muito barro; as empresas queriam chegar com caminhão, era uma estrutura de lavoura. Ao longo dos anos viemos investindo, tanto que neste ano fizemos até investimento na rodovia para facilitar a chegada das pessoas”, acrescenta Dornelles.

A Expoagro vai se moldando conforme passam os anos e surgem novas tecnologias. A criação de espaços dinâmicos e o olhar para o trabalho com o jovem, filho do produtor, são formas de a feira se reinventar e acompanhar as mudanças. “As tecnologias digitais têm que estar muito presentes, e temos que fazer isso chegar aos produtores”, complementa o coordenador.

Publicidade

LEIA MAIS: Quase tudo pronto para a Expoagro Afubra

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.