A quinta-feira, 21, foi um dia de reconstrução na Expoagro. O temporal que atingiu a região durante a madrugada de quarta para quinta-feira provocou estragos generalizados no parque e motivou o cancelamento das atividades previstas para essa quinta. Durante todo o dia, o trabalho foi para tentar recuperar as estruturas danificadas. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) confirmou a realização de toda a agenda prevista para sexta-feira e que o evento não será estendido até sábado.
A Gazeta do Sul esteve no local e pôde conferir de perto a dimensão dos danos. A grande maioria das estruturas temporárias resistiu com poucos ou nenhum problema. Ainda assim, por se tratarem de espaços amplos e abertos, muitos registraram transtornos com a água e objetos que voaram com a força do vento. Já outros estandes não tiveram a mesma sorte e acabaram cedendo por completo, tornando assim inviável a recuperação para retomar o atendimento ao público nesta sexta.
LEIA MAIS:
Publicidade
- Após temporal, Expoagro Afubra suspende programação desta quinta
- Expoagro Afubra descarta estender programação
Um dos locais mais afetados foi o lonão que ficava ao lado do pavilhão dos animais e sediava as exposições e provas de cavalos. A estrutura não suportou o vendaval e desabou. Situação semelhante ocorreu com o lonão do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e o estande de uma empresa de equipamentos agrícolas e de jardinagem. Apesar do susto e dos prejuízos, não houve registro de pessoas ou animais feridos.
De acordo com o assessor para eventos agropecuários da Afubra, Márcio Almeida, a organização acompanhou os avisos meteorológicos e estava ciente de que a situação poderia acontecer. “Nós todos estávamos em alerta e por isso as nossas equipes vieram rapidamente para cá.” Segundo ele, a preocupação maior foi com as pessoas e os animais que estavam no parque durante o ocorrido. “A parte mais afetada foi o pavilhão dos animais, mas o pessoal que lá estava conseguiu retirar todos a tempo e felizmente estão todos bem.”
Expositores, montadores e a equipe da Afubra se uniram em uma força-tarefa para recuperar o parque para a reabertura hoje. “Acredito que alguns estandes não terão condições de serem remontados porque foram muito atingidos. Estão sendo desmontados para evitar acidentes”, salienta Almeida. Com o tempo seco da tarde de quinta e a previsão de sol para esta sexta, a programação está confirmada, bem como o encerramento da 22ª Expoagro, que será às 18 horas.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade