A pouco mais de quatro meses da próxima edição, os preparativos da 21ª Expoagro Afubra já começaram. Com foco em inovação e sustentabilidade no agronegócio, sobretudo para os pequenos produtores, a coordenação atua na negociação dos estandes do parque e também do pavilhão da agricultura familiar, bem como na implementação de melhorias na infraestrutura para garantir uma boa experiência aos expositores e visitantes. O evento ocorrerá de 21 a 24 de março de 2023 em Rincão Del Rey, Rio Pardo.
Um dos pontos altos da edição deste ano foi o Espaço de Inovação do Agro, um pavilhão dedicado exclusivamente ao assunto e que recebeu diversas empresas, startups e instituições para painéis, palestras e apresentação de projetos. Segundo o coordenador-geral da Expoagro, Marco Antônio Dornelles, o local veio para ficar e está confirmado para o próximo ano. “Tivemos encontros com várias instituições que participaram. Com base nisso, estamos alinhando a nossa programação”, detalha.
LEIA MAIS: Inscrições para o Pavilhão da Agricultura na Expoagro Afubra estão abertas
Publicidade
A Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia já confirmou que estará presente, bem como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Emater/RS-Ascar. Também estão abertas até 17 de fevereiro as inscrições para o 8º prêmio Afubra/Nimeq de inovação tecnológica em máquinas, que se destina a reconhecer as melhores invenções dos agricultores para o uso nas propriedades rurais.
A venda dos estandes e demais espaços, segundo Dornelles, está avançada e praticamente todos os patrocinadores já foram definidos. “Pretendemos concluir a programação até o início de dezembro e depois partimos para a divulgação no final de janeiro.” Salienta ainda que outras possibilidades aparecem após a definição do cronograma e são avaliadas pela comissão. Os expositores interessados nos estandes do pavilhão da agricultura familiar devem se inscrever até o próximo dia 25.
LEIA TAMBÉM: Afubra inicia venda de lotes aos expositores da Expoagro 2023
Publicidade
Estrutura
A infraestrutura recebeu uma atenção especial, sobretudo os estacionamentos no interior do parque. Os espaços foram ampliados para evitar a falta de vagas para veículos, um dos principais motivos de reclamação dos frequentadores neste ano. Também foi aberta uma nova rua com estandes para a exposição de máquinas agrícolas.
O plantio das lavouras experimentais deve começar somente no fim de novembro e se estender até janeiro, variando conforme o estágio em que as empresas pretendem apresentar as plantas. “Sabemos do compromisso que a feira tem de levar inovação e tecnologia para os pequenos produtores”, afirma o coordenador. “Junto com as empresas e instituições parceiras, procuramos trazer aquilo que venha para resolver as necessidades.”
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!