Iniciou na manhã desta terça-feira, 21, a Expoagro Afubra 2023. A cerimônia oficial de abertura foi realizada no pavilhão principal do Parque Hainsi Gralow, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Na cerimônia, diversas autoridades políticas e lideranças do setor marcaram presença, incluindo o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
LEIA MAIS: Expoagro inicia nesta terça-feira; confira a programação completa
Líderes se pronunciaram na abertura e destacaram a estiagem que assola o Estado e a preocupação com o meio ambiente – temas que serão debatidos durante a Expoagro Afubra, que segue até esta sexta-feira, 24. O presidente da Afubra, Benicio Albano Werner, pontuou sobre a importância em debater as questões e fomentar projetos que minimizem as perdas em períodos de pouca chuva. Além disso, Werner defendeu a cadeia produtiva do tabaco. “O setor do tabaco não pode ser visto como um vilão.”
Publicidade
Representando a Assembleia Legislativa do RS, o deputado estadual Edivilson Brum (MDB), fez críticas à forma como os produtores rurais recebem a ajuda do governo em relação no período de seca. “Toda pujança apresentada pelas feiras agropecuárias demostra a força do homem e da mulher do campo mesmo com toda a estiagem que afeta o nosso estado. A seca é assustadora e todos sofrem com as consequências, não só o produtor. Precisamos de ações efetivas de irrigação, pois quando a estiagem acontece muitos produtores ficam desamparados. É preciso uma maior segurança para o setor.”
LEIA MAIS: Vai visitar a Expoagro? Confira dicas de trajeto para chegar ao parque
Já o deputado federal Heitor Schuch (PSB), destacou a necessidade de mudanças na legislação, em prol dos agricultores. “Eu vejo essa feira como a maior da agricultura no Brasil. Nessa agricultura não tem trabalho infantil e nem trabalho análogo à escravidão. Uma coisa que não nos falta são leis, leis fracassadas. Imagina o mel de abelha pagar imposto. Nós precisamos mudar isso”, criticou.
Publicidade
Leite promete recursos para irrigação
Ao fazer uso da palavra, o governador Eduardo Leite prometeu recursos para o setor. “Estamos aqui não apenas para falar, mas para ouvir e entender as demandas da população, em espacial sobre a estiagem. Nosso Estado vem trabalhando para voltar a ter capacidade de investimento. Por isso, asseguro que haverão investimentos em irrigação. Estamos organizado isso para viabilizar tudo que for necessário em termos financeiros. Mas não basta os recursos. É preciso que os nossos gestores tenham capacidade para fazer os investimentos sem causar prejuízos ambientais”.
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade