Apesar do calor registrado nessa quarta-feira, 20, o público marcou presença no segundo dia da 22ª Expoagro Afubra. Mesmo com a temperatura beirando os 40 graus, o fluxo foi intenso nos estandes onde estão as novidades apresentadas pelos expositores.
A busca por inovações é um convite para o produtor Heine Eifert, 49 anos, visitar o evento todos os anos. Morador do interior de Sinimbu, foi ao parque na manhã de ontem em busca de maquinários para facilitar o trabalho no campo. “É necessário estarmos atentos às inovações para que nós, produtores, possamos desenvolver nossa atividade”, destacou.
LEIA MAIS: Após temporal, Expoagro Afubra suspende programação desta quinta
Publicidade
Janice Beskow, 38 anos, de Novo Cabrais, visitou a Expoagro com a mãe Marlia, 67, e o filho Samuel, 8. Estava em busca de uma máquina para aplicar defensivo em sua estufa de morangos. E encontrou uma mais moderna para atender às suas necessidades. É a quarta edição da feira que a agricultora participa. “Sempre encontramos novidades para contribuir com a produção”, afirmou.
A manhã também foi marcada pela visita de escolas. Na área externa, as lavouras demonstrativas foram a atração. Entre elas, uma preparada pela empresa Adama destaca-se pelo cultivo de soja e arroz em uma área de 33 metros quadrados.
LEIA MAIS: Projeto Inspeciona/RS é destaque na parcela de Tecnologia da Aplicação
Publicidade
O manejo voltado às duas culturas é o foco da expositora no evento, com fungicidas e outras soluções para atender à demanda dos produtores. Conforme o agrônomo e representante técnico de vendas, Pablo Lunelli, a marca tem uma longa história com a Expoagro. Na sua visão, o evento é importante para se aproximar dos agricultores, trocar experiências e agregar conhecimentos ao campo.
Para o vice-presidente da Afubra e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, a 22ª edição já pode ser considerada um “grande sucesso”. Segundo ele, o público na abertura foi superior ao do primeiro dia no ano passado.
Destacou ainda um dos principais elementos da Expoagro Afubra, a inovação. Além de resultar em negócios durante o evento, frisou que a tecnologia apresentada pelas empresas presentes contribui com o desenvolvimento rural. “Com ela, os agricultores melhoram a produtividade e, consequentemente, a receita.” A programação segue até sexta-feira.
Publicidade
LEIA MAIS: Agroindústria familiar favorece sucessão rural e demonstra potencial do setor
Na quarta pela manhã, foi apresentado o projeto Living Agro+Vales, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A iniciativa visa atender os municípios que compõem a região dos Vales, sendo coordenada pelos professores Chana Medeiros da Silva, doutora em Ciências Farmacêuticas, e Leonel Pablo Carvalho Tedesco, doutor em Ciências da Computação.
Com a criação de um laboratório vivo, será possível realizar o monitoramento de dados agronômicos com o uso de tecnologia de ponta. A partir das informações levantadas, haverá condições para qualificar o produtor e promover atividades educacionais voltadas ao desenvolvimento do agronegócio e ao fortalecimento das cadeias produtivas, contribuindo também para a diversificação de culturas.
Publicidade
LEIA MAIS: Seminário debate tecnologias para a cadeia produtiva do tabaco
Tedesco ressaltou que trata-se de um espaço para debater tecnologias e unir produtores, empresas e a sociedade civil. “Queremos apoiar o processo produtivo e melhorar a produtividade a partir da qualificação do processo com o uso de tecnologias, desde inteligência artificial, ciência de dados e drones”, exemplificou.
Pela plataforma, os agricultores podem oferecer sua produção, informando o tipo de cultura, época de colheita e quantidade a ser comercializada e realizar conexões com empresas demandantes, acelerando o processo de negociação. Há ainda conteúdo educativo e informativo disponível para contribuir com o processo.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE A EXPOAGRO AFUBRA
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.