Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FOCO NO PRODUTOR

Expoagro: 12º Fórum de Diversificação estimula novas oportunidades

A Afubra e o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), mais uma vez, unem esforços para estimular que os produtores visitantes da Expoagro expandam os horizontes produtivos de suas propriedades. Na tarde desta quarta-feira, 23, acontece o 12º Fórum de Diversificação, a partir das 14 horas, no Auditório Central do Parque. Os debates também podem ser acompanhados ao vivo pelo YouTube e Facebook da Afubra. A programação começa com as boas-vindas do coordenador-geral da Expoagro, Marco Dornelles, e do presidente do Corede/VRP, Heitor Petry.

Serão apresentadas três experiências. A Experiência 1 tem como tema a Viabilidade econômica e qualidade na produção de óleos essenciais no Vale do Rio Pardo, conduzida pelo coordenador técnico do Arranjo Institucional de Suporte à Formação de Cadeias Produtivas de Plantas Bioativas na Região do Vale do Rio Pardo (Valeef), Sandro Hillebrand.

Na sequência, na Experiência 2, o sócio-diretor da Schröder Consultoria Agro, Eugênio Passos Schröder, fala sobre Inovação Tecnológica: pulverização agrícola com uso de drones. E a Experiência 3 apresenta o Fomento Florestal Haas: uma opção de renda em áreas íngremes e subutilizadas, conduzida pelo administrador da Haas Madeiras, Junior Haas. Após as palestras, haverá espaço para perguntas e debates.

Publicidade

LEIA MAIS: Em clima de retomada: veja programação e detalhes da 20ª Expoagro Afubra

O Fórum de Diversificação é conduzido em parceria entre a Afubra e o Corede/VRP desde 2016 na Expoagro. O presidente do Conselho lembra que o objetivo é proporcionar um espaço de discussão para a diversificação produtiva e tecnológica, sempre em favor da agricultura familiar e das propriedades minifundiárias.

“Procuramos desenvolver temas que possam remeter orientações para os agricultores em termos de oportunidades”, explica Petry. O dirigente reforça a representatividade da diversificação tecnológica, que se fortalece para facilitar a vida no campo. Entre as novidades que já são realidade no interior, aponta o uso de drones para pulverizações químicas e biológicas.

Publicidade

LEIA MAIS: Com foco na inovação, começa a 20ª Expoagro Afubra

Quem são os palestrantes

  • Experiência 1: Viabilidade econômica e qualidade na produção de óleos essenciais no Vale do Rio Pardo, com Sandro Hillebrand. Ele é bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutor em Física Biomolecular pela Universidade de São Paulo (2005). Foi coordenador do Projeto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que resultou na criação do Valeef, em dezembro de 2020. Desde então, é coordenador técnico da entidade.
  • Experiência 2: Inovação Tecnológica: pulverização agrícola com uso de drones, com o palestrante Eugênio Passos Schröder. É engenheiro agrônomo, especialista em Tecnologia de Aplicação Aérea. Dedica sua carreira de 40 anos às aplicações de insumos agrícolas através de aviões agrícolas e, mais recentemente, com drones agrícolas. Possui mestrado e doutorado em tecnologia de aplicação e fitossanidade. Foi professor na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É sócio-diretor da Schroder Consultoria Agro (SC agro), sediada em Florianópolis (SC).
  • Experiência 3: Fomento Florestal Haas: uma opção de renda em áreas íngremes e subutilizadas, comJunior Haas. O palestrante é engenheiro de Produção pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É diretor/sócio administrador da Haas Madeiras, sediada em Linha Brasil, no interior de Venâncio Aires. A empresa atua no setor madeireiro há quase meio século, sendo atualmente uma das maiores produtoras de paletes do Brasil. A empresa ainda fabrica embalagens de madeira, biomassa e pellets a partir de madeira do gênero eucalipto. Possui a cadeia do processo completa, desde as parcerias florestais com os agricultores.

LEIA MAIS: Gazeta fará ampla cobertura durante os quatro dias da Expoagro Afubra

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.