Com o avançar do segundo semestre, e a aproximação da primavera, a agenda social intensificou-se de maneira significativa. A sucessão e, por vezes, até a sobreposição de eventos, em todas as áreas, têm requerido dos veículos de comunicação agilidade, destreza e organização de agenda de suas equipes para estar nas mais diversas frentes. Nesta semana, por exemplo, uma equipe da Gazeta esteve em Porto Alegre para, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), conferir a convenção da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). A Expoagas, em retomada depois da pandemia, mobilizou milhares de pessoas, entre expositores, mercadistas e fornecedores, além de especialistas e painelistas.
Nesta edição, como já fez ao longo da semana, o jornalista Guilherme Athayde compartilha algumas das novidades e dos destaques entre tudo o que viu, e a partir das entrevistas que realizou na Expoagas.
Se o ramo supermercadista teve seu ponto de encontro nesta semana, o agronegócio tem seu congraçamento a partir deste sábado: a 45ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, que segue até dia 4 de setembro. Como faz a cada ano, mais uma vez a Gazeta estará por lá, a fim de trazer para leitores e ouvintes tudo o que consta na agenda do mais importante evento do agro no Estado, um dos maiores do País e das Américas.
Na Expointer, por sinal, estará circulando mais uma edição do Jornal da Emater, uma parceria da Emater/RS-Ascar com a Editora Gazeta, unidade da Gazeta Grupo de Comunicações. Nas versões impressa e digital, com 28 páginas, a publicação detalha tudo o que envolve a presença das pequenas e médias propriedades gaúchas no parque, em especial as agroindústrias que ocuparão o Pavilhão da Agricultura Familiar, entre as quais constam 25 empreendimentos do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, como detalha esta edição.
Publicidade
Por fim, outro evento ansiosamente aguardado por público de todas as idades está previsto para, finalmente, ocorrer a partir da próxima quinta-feira. Se é verdade, como disse Monteiro Lobato, que um país se faz com homens e livros (isto é, com pessoas e livros), finalmente, com o reencontro das pessoas com os livros na Praça Getúlio Vargas, pode-se respirar um pouco mais aliviado. A Gazeta do Sul e todas as demais unidades da Gazeta Grupo de Comunicações darão máxima e intensa cobertura à 33ª Feira do Livro, na qual, entre 1º e 7 de setembro, o Dia da Independência, autores, livreiros e leitores interagirão.
E o fato de esse evento culminar no 7 de setembro não devia passar despercebido: a independência, intelectual, cultural, econômica e social; a autonomia de pensamento e de ação e reflexão que tanto almejamos e defendemos, para cada um de nós e para o Brasil, é mesmo possível de ser pensada sem… livros? Sem revistas, sem jornais? Sem informação? Sem conhecimento?
Estaria aí algo quase impensável ou inviável, no Brasil ou em qualquer outra nação digna de ser assim chamada.
Publicidade
Bom final de semana. E boa leitura!
LEIA MAIS COLUNAS DE ROMAR BELLING
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade