Durante três dias, a 40ª Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas) reuniu 7,6 mil empresas do ramo e recebeu 62,1 mil pessoas no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. A feira encerrou-se ontem e foi considerada um sucesso pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), tendo como resultado R$ 652 milhões em negócios gerados.
De acordo com o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, o setor sempre tem participado nos resultados do Produto Interno Bruto (PIB), representando cerca de 8% do faturamento. “Procuramos privilegiar a indústria do Rio Grande do Sul. Só em 2023, geramos mais de 182 mil empregos diretos, e isso vem aumentando a cada ano.”
LEIA TAMBÉM: Excelsior leva novidades para a Expoagas
Publicidade
Cesa Longo ressalta que a Expoagas é um grande palco para negócios, reivindicações do setor e prioridades. “Entre os 488 expositores, 72% são gaúchos. Isso demonstra a força do nosso Estado.” Estiveram presentes empresas fornecedoras de produtos, equipamentos e serviços para todo o varejo, com destaque para itens de higiene e limpeza – recordistas em vendas desta edição –, equipamentos e bebidas.
O total de negócios pode triplicar o valor final. O presidente ressalta que muitas conversações iniciaram-se no evento e serão concluídas posteriormente. “O consumidor está atento ao diferencial, além de buscar por produtos e preços atrativos, como uma forma de evitar perdas.”
Durante seu discurso, o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, fez duras críticas à estrutura oferecida pelo Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Conforme ele, a feira tem fila de espera de indústrias e empresas dispostas a ingressarem como expositoras na edição seguinte.
Publicidade
“Queremos que a própria Fiergs, a Prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado vejam o crescimento da Expoagas. Pela primeira vez na história não renovamos com nenhum expositor. Em condições normais, estaríamos com 60% dos estandes renovados”, afirmou o presidente.
Ainda de acordo com ele, empresas não puderam participar neste ano por falta de espaço, além de a estrutura do estacionamento não suportar a quantidade de visitantes e expositores. “Durante o dia tivemos que fechar os portões, pois não tinha onde colocar os carros. Não temos mais espaço para crescer na atual área”, alegou.
LEIA TAMBÉM: Aulas de robótica oportunizam desenvolver a tecnologia nas escolas
Publicidade
A organização irá aguardar um posicionamento da Fiergs até o dia 14 de setembro, quando será lançada oficialmente a próxima edição, marcada para ocorrer de 20 a 22 de agosto de 2024. A Agas solicitou à Fiergs a ampliação do Centro de Eventos, e não descarta realizar a feira em outro município que comporte a grandiosidade da Expoagas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.