Geral

Expoagas: as empresas estão de olho no futuro dos supermercados

Apresentar novidades e trocar conhecimentos entre empresa e cliente. Esse foi o foco da 40ª Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas). Com 488 expositores – a maioria, empresas do Rio Grande do Sul (72%) –, a feira foi um grande palco para fomento de negócios e uma oportunidade para trazer novidades aos corredores dos supermercados.

Pelos espaços do Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, a Gazeta do Sul conferiu de perto o que os clientes vão encontrar nos supermercados, presentes em todo o território gaúcho, como produtos de limpeza e higiene, equipamentos modernos, bebidas, produtos naturais e alimentos.

LEIA MAIS: Expoagas chega ao fim com 62 mil visitantes e mais de R$ 600 milhões em negócios

Publicidade

Representando Santa Cruz do Sul, o público pôde conferir os estandes da Excelsior Alimentos e da Equinox Equipamentos. “É nossa primeira vez com um estande próprio. A procura pelos nossos produtos foi muito grande, e isso é gratificante. São clientes de várias partes do Estado, de Santa Catarina e de outras partes do País”, destaca o diretor-presidente da Excelsior, Luiz Motta.

De olho nas tendências do mercado, a Excelsior levou ao evento um portfólio com 129 itens. Entre eles, os visitantes conferiram os recentes lançamentos da empresa santa-cruzense: o hambúrguer vegetal, os empanadinhos e o steak de frango. “O público fez degustação no nosso espaço e, pela avaliação positiva que tivemos, certamente no ano que vem estaremos na feira novamente”, ressalta Motta.

LEIA TAMBÉM: Excelsior leva novidades para a Expoagas

Publicidade

A Equinox levou as novas tendências em equipamentos, em especial para o setor de padaria e restaurante. Conforme o gerente Marcos Teixeira, é a segunda vez que a empresa participa da Expoagas. “Nossa expectativa em vendas e interação com o público foi superada. Realizamos muitas captações de contatos, pois a maioria dos negócios é fechada após o evento.”

Luiz Motta destaca sucesso no primeiro ano do estande da Excelsior
Marcos, da Equinox: apresentação de novas tendências

EM NÚMEROS

A Expoagas reuniu neste ano 7,6 mil empresas do ramo e recebeu 62,1 mil pessoas no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, de terça a quinta-feira. A realização é da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). O resultado financeiro foi de R$ 652 milhões.

A próxima edição está marcada para ocorrer de 20 a 22 de agosto de 2024. A Agas solicitou à Fiergs a ampliação do Centro de Eventos, em virtude de outras empresas do ramo quererem participar da feira.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Aulas de robótica oportunizam desenvolver a tecnologia nas escolas

Frutas embaladas ganham mais espaço nas prateleiras

Pensando na qualidade e sabor da fruta, uma empresa da Serra Gaúcha aproveitou a Expoagas para fazer o lançamento de sua nova marca. A ideia, trazida da Itália, foi aplicada pela Silvestrin Frutas, do município de Farroupilha.

Com o objetivo de fomentar o consumo nesse formato, a empresa lançou a linha Natuá: frutas embaladas. O diretor-comercial Silvio Zilli explica que a pandemia aumentou ainda mais a necessidade de se trabalhar com frutas embaladas para, além do sabor, garantir a higiene do produto. “Na pandemia, vimos que o cliente procurou pelos embalados; por isso, resolvemos apostar mais forte nessa linha.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Expofruit traz tendências para a fruticultura

Ainda conforme ele, as frutas que saem higienizadas e embaladas da indústria não perdem a qualidade. “Em vez de o cliente pegar qualquer fruta na prateleira, a nossa estará sem danos e vai contar com nossa marca estampada, fomentando a recompra do produto, pois o cliente vai saber que nossa empresa vende essas frutas com qualidade.”

Zilli ressalta que um case de sucesso da empresa são as uvas. “Tínhamos ela apenas a granel (que não estava em embalagem individual). Hoje, com ela embalada, vimos triplicar a venda e o consumo da nossa uva. A expectativa é de que isso ocorra com as demais frutas que fazem parte do lançamento, como maçãs e kiwis.”

Publicidade

Silvio: tendência identificada na pandemia
Empresa da Serra aposta no formato para garantir o sabor e a qualidade do produto

LEIA TAMBÉM: Setor do tabaco defende abertura de espaço na COP-10

Fruki Bebidas prepara novidades

Marcando presença no setor de bebidas, uma das maiores empresas do ramo da região, a Fruki Bebidas, aproveitou a feira para realizar pré-lançamentos de produtos. Com sede em Lajeado, a indústria está atenta às tendências supermercadistas.

Em seu estande na Expoagas, a Fruki apresentou embalagens lata sleek da marca de água mineral Água da Pedra, com e sem gás, e a linha de águas saborizadas. O lançamento está previsto para novembro deste ano. Os sabores que estarão à disposição dos consumidores nos pontos de venda são abacaxi e hortelã, frutas vermelhas, limão e alecrim. 

LEIA TAMBÉM: Com primeira edição de sucesso, Gauten Summit 2024 já tem data definida

A nova linha da Água da Pedra é composta por produtos saudáveis e com sabor. Além disso, as  latas são recicláveis. Visando a modernização da empresa, ela ganhará uma nova identidade visual. A logomarca foi atualizada, como forma de melhor atender clientes e consumidores da marca.

Expoagas movimentou mais de R$ 600 milhões em negócios durante três dias de feira | Foto: Alencar da Rosa

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.