O União Corinthians tem um novo técnico para sua terceira temporada consecutiva na elite do basquete nacional. O mineiro Rodrigo Carlos da Silva, 52 anos, será o comandante da equipe santa-cruzense no Novo Basquete Brasil (NBB). Desde 2002, ele atuava como assistente técnico do Bauru (SP). Com 17 anos de carreira, o profissional, que foi apresentado oficialmente na tarde dessa quarta-feira, em coletiva de imprensa no Ginásio Poliesportivo Arnão, já trabalhava junto com a direção na montagem do elenco.
LEIA MAIS: Rodrigo Silva é o treinador do União Corinthians no NBB 2023/2024
No currículo, Silva, que foi atleta profissional de basquete na posição de ala/armador, com 1,92 metro de altura, tem passagens e títulos por alguns dos principais clubes. No Bauru, foi campeão Sul-Americano no ano passado. Já no Flamengo, onde atuou como assistente técnico por seis temporadas, acumulou três títulos do NBB, uma Liga das Américas, uma Copa Continental de Clubes e três Campeonatos Cariocas.
Pelo Corinthians Paulista, sagrou-se vice-campeão paulista e da Liga Sul-americana. Como técnico, conquistou o título catarinense pelo Backstar Basquete, em 2020. Silva, que também trabalhou como auxiliar na Seleção Brasileira de base, passou por períodos de estágio na NBA, entre outros cursos de capacitação voltados para o treinamento do basquete.
Publicidade
“A receptividade está sendo muito boa. Todos também têm a mesma linha de pensamento, isso facilita demais. Mas a gente sabe que é na hora de pôr a mão na massa que as coisas acontecem”, salientou Rodrigo, que já vem conversando com jogadores estrangeiros e do Brasil. O ala/armador Danilo Sena, o ala argentino Enzo Ruiz e o pivô Malachias, que já estavam no clube, permanecem para a edição 2023/2024.
Segundo com o diretor de basquete do União Corinthians, Diego Puntel, o novo treinador vem para agregar ao projeto e tornar o UniCo ainda mais forte. “É um profissional extremamente qualificado, com boa bagagem no NBB”, destacou. Também prestigiaram o evento o presidente do clube, Felipe Teichmann, e o vice-presidente Administrativo, Fauze Cruz.
LEIA MAIS: NBB começa no dia 21 de outubro com a presença de 19 equipes
Publicidade
O grupo deve ser formado por dez atletas de fora mais cinco das categorias de base. Os trabalhos começarão nos próximos dias. O NBB inicia-se em 21 de outubro.
Durante a entrevista coletiva, Rodrigo da Silva relembrou dos tempos em que vinha a Santa Cruz do Sul para enfrentar o União Corinthians. Agora como aliado, espera o apoio das arquibancadas, mas ressalta que a equipe também precisa corresponder dentro de quadra. “A gente precisa muito deles, queremos contar com eles, mas temos que dar uma resposta. Não adianta só querer. Precisamos dar um retorno”, frisou o treinador.
O objetivo é fazer com que o time atenda às expectativas da torcida, independentemente do resultado. “O torcedor tem que sair daqui (do Arnão) feliz, sabendo que os jogadores se entregaram, jogaram bem, mas infelizmente, às vezes, o outro time foi melhor. Tem que chegar e ver que existe trabalho, os caras estão jogando coletivamente, isso é o mais importante. Saber que o ambiente é bom, passar isso para a torcida. Esperamos que os torcedores vejam isso e apoiem o time”, salientou Rodrigo.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.