A equipe da 9ª Expedição Os Caminhos do Tabaco dará largada, neste domingo, 18, a mais um cronograma de visitas a propriedades que têm como foco a produção de tabaco. Como ocorre a cada ano, uma temática foi definida para que sejam apresentadas as diferentes metodologias nos três estados do Sul, que são os maiores produtores da folha no Brasil. Desta vez, o foco estará em tecnologia e a inovação, tanto no uso de implementos agrícolas quanto nos processos, os quais representam melhores números para um setor que tem relevância na economia nacional.
Serão destacados os equipamentos criados e adotados para facilitar o trabalho dos produtores rurais. Sem deixar de enfatizar a história e o cotidiano dessas pessoas, que, como canta o grupo gaúcho Os Serranos, vivem “virando a terra, regando com seu suor; acorda o sol todo fim de madrugada, com a passarada cantando um Brasil melhor”. Esses profissionais, basicamente do modelo da agricultura familiar, fazem com que o Brasil seja o maior exportador mundial de tabaco, desde 1993.
LEIA TAMBÉM: MOP-3 termina sem avanço no debate sobre o mercado ilegal do tabaco
Publicidade
De acordo com números divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, apesar de ter comercializado volume inferior a 2022, houve aumento na rentabilidade em 2023. Em todo o País, foram embarcadas 512.064 toneladas, o que representou ingresso de US$ 2,729 bilhões no País. Essa produção chegou a 107 países, tendo a União Europeia como destaque, representando 42%, seguida por Extremo Oriente (31%), África/Oriente Médio (11%), América do Norte (8%) e América Latina (8%). Bélgica, China e Estados Unidos ponteiam o ranking dos importadores.
Os caminhos do tabaco
Oficialmente, a 9ª Expedição Os Caminhos do Tabaco começa no início da tarde deste domingo, quando o grupo, integrado pelo jornalista Marcio Souza, o repórter fotográfico Alencar da Rosa, o produtor rural e agroinfluencer Giovane Luiz Weber e o profissional responsável pela edição e vídeos da página Fumicultores do Brasil, Alan Toigo, sairá da sede da Gazeta Grupo de Comunicações, na Rua Ramiro Barcelos, centro de Santa Cruz. O primeiro destino é Camaquã.
LEIA TAMBÉM: Mercado ilegal de tabaco provoca forte evasão de divisas
Publicidade
Um dos maiores produtores do País, o município do Sul do Rio Grande do Sul terá retratada uma propriedade, além de ser a primeira parada de hospedagem. A partir daí, ainda será visitado Chuvisca, com destaque para o alimentador de fornalha. A terça-feira será “em casa”. Será mostrado o exemplo da aplicação das placas de captação da energia solar em Rio Pardinho, Santa Cruz do Sul. No mesmo dia, a equipe estará em São Pedro do Sul para conferir a mecanização no trato com a espécie Burley.
A quarta-feira marcará a chegada da Expedição em Santa Catarina. Duas cidades serão visitadas: Canoinhas e Itaiópolis. A segunda teve destaque, recentemente, com a formatura da primeira turma do curso Aprendizagem Rural, desenvolvido pelo Instituto Crescer Legal. A solenidade foi realizada no Parque da Expoagro Afubra. São Mateus do Sul está confirmado para o retorno ao Paraná. O município já foi visitado em outra ocasião e, agora, terá evidenciado modelo de aplicação tecnológica e inovação. Terminados os compromissos em solo paranaense, será o momento de voltar. Quando chegar à Rua Ramiro Barcelos, em Santa Cruz, novamente, o grupo terá percorrido mais de 2,26 mil quilômetros.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙