Expedição Os Caminhos do Tabaco

Expedição Caminhos do Tabaco chega a São João do Triunfo

A equipe da Gazeta Grupo de Comunicações chegou ao final da tarde desse domingo, 5, a São João do Triunfo, no Sudoeste do Paraná, no primeiro (e longo) trecho percorrido na 8ª Expedição Caminhos do Tabaco. Quatro profissionais percorrerão oito municípios de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, encerrando o trajeto na sexta-feira no Porto de Rio Grande, de onde o produto da Região Sul é embarcado para mais de 100 países.

LEIA MAIS: Um roteiro pelo universo do tabaco começa neste domingo

Em cada visita serão mostradas as peculiaridades, a forma como é realizado o processo, desde a produção das mudas até a a secagem e o transporte da safra. Não faltarão detalhes de como tem sido intensificada a utilização de equipamentos tecnológicos e as opções de consórcio produtivo, que representam aumento da renda na propriedade, além da importância da sucessão familiar.

Publicidade

Para fazer isso, o agroinfluencer Giovane Luiz Weber, o jornalista Marcio Souza e os responsáveis pelas imagens, Alencar da Rosa e Alan Toigo, saíram de Santa Cruz do Sul por volta das 8 horas desse domingo. Foram percorridos cerca de 650 quilômetros até o município de São João do Triunfo.

No sudoeste paranaense, os triunfenses estão a 106 quilômetros da capital, Curitiba. A área é grande se comparada com muitos dos municípios gaúchos, mas é expressivo o percentual dedicado ao perímetro rural. Apenas 0,368 quilômetro quadrado dos mais de 720 são destinados para zona urbana.

LEIA MAIS: Caminhos do Tabaco: um roteiro pelo ambiente da produção

Publicidade

Com tanta área produtiva, São João do Triunfo é o segundo maior produtor de tabaco do país, de acordo com dados apurados pelo Anuário Brasileiro do Tabaco 2022. Foram colhidas 18.262 toneladas, junto a 2.125 famílias. Fica atrás apenas de Canguçu (RS). O Paraná representa 14,68% da produção da Região Sul: a variedade Virgínia totalizou 130.550 toneladas, mais 6.115 toneladas de Burley e 4.377 toneladas de Comum.

Um município com forte presença polonesa

São João do Triunfo está em clima de festa. Na semana que vem, no dia 15, completam-se 133 anos de instalação do município, que é desmembrado de Palmeira. Além do tabaco, tem como destaque a produção de soja e milho.

Na área cultural, mantém a tradição dos colonizadores, primeiro com a chegada de João Nunes de Souza, português, e depois com os imigrantes poloneses, que passaram a aparecer no início do século passado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O olhar do produtor: mais um mergulho no universo do tabaco

Dentre os pontos de visitação, a Prefeitura destaca a Gruta Nossa Senhora Imaculado Coração, um espaço com muito verde e água, de inspiração – aos moldes do Parque da Gruta, de Santa Cruz do Sul –, além da área de dedicação à religiosidade e ao culto da fé. Foi criado pelo padre Francisco José Weber, nomeado vigário da Paróquia de São João do Triunfo em 1919.

A cobertura completa você acompanha, durante esta semana, nas páginas da Gazeta do Sul, no Portal Gaz e redes sociais, e nas rádios Gazeta FM 107,9, de Santa Cruz, e Gazeta FM 98,1, de Sobradinho.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.