ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Expedição Caminhos do Tabaco chega a São João do Triunfo

Equipe da Expedição Os Caminhos do Tabaco 2023

A equipe da Gazeta Grupo de Comunicações chegou ao final da tarde desse domingo, 5, a São João do Triunfo, no Sudoeste do Paraná, no primeiro (e longo) trecho percorrido na 8ª Expedição Caminhos do Tabaco. Quatro profissionais percorrerão oito municípios de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, encerrando o trajeto na sexta-feira no Porto de Rio Grande, de onde o produto da Região Sul é embarcado para mais de 100 países.

LEIA MAIS: Um roteiro pelo universo do tabaco começa neste domingo

Publicidade

Em cada visita serão mostradas as peculiaridades, a forma como é realizado o processo, desde a produção das mudas até a a secagem e o transporte da safra. Não faltarão detalhes de como tem sido intensificada a utilização de equipamentos tecnológicos e as opções de consórcio produtivo, que representam aumento da renda na propriedade, além da importância da sucessão familiar.

Publicidade

Para fazer isso, o agroinfluencer Giovane Luiz Weber, o jornalista Marcio Souza e os responsáveis pelas imagens, Alencar da Rosa e Alan Toigo, saíram de Santa Cruz do Sul por volta das 8 horas desse domingo. Foram percorridos cerca de 650 quilômetros até o município de São João do Triunfo.

No sudoeste paranaense, os triunfenses estão a 106 quilômetros da capital, Curitiba. A área é grande se comparada com muitos dos municípios gaúchos, mas é expressivo o percentual dedicado ao perímetro rural. Apenas 0,368 quilômetro quadrado dos mais de 720 são destinados para zona urbana.

Publicidade

LEIA MAIS: Caminhos do Tabaco: um roteiro pelo ambiente da produção

Publicidade

Com tanta área produtiva, São João do Triunfo é o segundo maior produtor de tabaco do país, de acordo com dados apurados pelo Anuário Brasileiro do Tabaco 2022. Foram colhidas 18.262 toneladas, junto a 2.125 famílias. Fica atrás apenas de Canguçu (RS). O Paraná representa 14,68% da produção da Região Sul: a variedade Virgínia totalizou 130.550 toneladas, mais 6.115 toneladas de Burley e 4.377 toneladas de Comum.

Um município com forte presença polonesa

São João do Triunfo está em clima de festa. Na semana que vem, no dia 15, completam-se 133 anos de instalação do município, que é desmembrado de Palmeira. Além do tabaco, tem como destaque a produção de soja e milho.

Publicidade

Na área cultural, mantém a tradição dos colonizadores, primeiro com a chegada de João Nunes de Souza, português, e depois com os imigrantes poloneses, que passaram a aparecer no início do século passado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O olhar do produtor: mais um mergulho no universo do tabaco

Dentre os pontos de visitação, a Prefeitura destaca a Gruta Nossa Senhora Imaculado Coração, um espaço com muito verde e água, de inspiração – aos moldes do Parque da Gruta, de Santa Cruz do Sul –, além da área de dedicação à religiosidade e ao culto da fé. Foi criado pelo padre Francisco José Weber, nomeado vigário da Paróquia de São João do Triunfo em 1919.

Publicidade

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta