Categories: Regional

Expectativa é que Santa Cruz mantenha estabilidade nos resultados de testes rápidos

A sétima rodada de testes rápidos em Santa Cruz do Sul foi concluída nesse domingo, 16. A pesquisa, que é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), mede o avanço da contaminação com o novo coronavírus em nove municípios gaúchos e fornece subsídios para o sistema de distanciamento controlado implantado pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

A coordenadora local do estudo, a professora Andréia Valim, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), confirmou que a aplicação dos 500 testes, iniciada na noite da última sexta-feira, foi encerrada nesse domingo. “Estamos esperando o resultado dessa rodada para a próxima quarta-feira. São esses números que irão definir quando será feita a última rodada.”

LEIA MAIS
Pesquisa estadual com testes rápidos tem sétima etapa no fim de semana
Governo gaúcho recebe 28 pedidos de reconsideração das bandeiras

Publicidade

Segundo a coordenadora, a expectativa é de que a última amostragem do total de oito fases contratadas pelo Estado ocorra no primeiro fim de semana de setembro. “Mas tudo depende também do desempenho de outras regiões. O vírus avança de maneira diferente, isso poderá antecipar em uma semana a nova aplicação dos testes.”

Ainda sem os dados de Santa Cruz contabilizados, pois as amostras são coletadas em 500 pacientes de 50 áreas diferentes, Andreia espera que o desempenho de Santa Cruz se mantenha estabilizado. “O número de casos confirmados tem se mantido estável. Por conta disso, temos a expectativa de que os resultados sejam semelhantes à testagem realizada na sexta rodada”, complementou.

LEIA TAMBÉM
Vacina: história indica que primeira técnica nem sempre é a melhor
Pandemia derruba o número de casamentos em Santa Cruz

Publicidade

Pesquisa regional será concluída nesta terça

Iniciada na semana passada em 14 municípios da região, a testagem realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) deve ser concluída nesta terça-feira, 18. Ainda faltam os testes de Santa Cruz do Sul para a finalização do trabalho.

Segundo o coordenador da pesquisa pelo Cisvale, o infectologista Marcelo Carneiro, a coincidência com a sétima rodada da pesquisa da Ufpel fez com que o levantamento das quase 400 amostras no município leve mais tempo. “Ao todo, são 1.063 testes distribuídos conforme o número da população nos municípios. Nesta pesquisa, além de avaliarmos o desempenho nas áreas urbanas, medimos também o avanço da doença no interior”, destacou Carneiro.

LEIA MAIS: Pesquisa com testes rápidos segue em Santa Cruz nesta segunda e terça-feira

Publicidade

O infectologista explica que as zonas rurais não são imunes à contaminação com o novo coronavírus. Ao contrário, em algumas localidades, sequer os cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, são praticados. “Por isso, queremos saber como a doença evoluiu e quantas pessoas já têm anticorpos à infecção”, ressaltou. O coordenador da pesquisa acredita que os dados do levantamento deverão ser tabulados até a próxima quinta-feira, para posterior apresentação dos números regionais.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.