O mês de março contará com mais uma edição da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar. O lançamento da 21ª Expoagro Afubra está marcado para o dia 3 de março, a partir das 10 horas, no Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT), no Parque de Exposições da Feira, em Rincão del Rey, Rio Pardo. Já a abertura da feira ocorrerá no dia 21 de março, se estendendo até o dia 24.
Em entrevista ao programa Giro Regional da Gazeta FM 98.1 nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, o coordenador geral da feira e vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, destacou que os preparativos para o evento estão a todo vapor. “Estamos muito próximos da feira, com todo o material de divulgação, programação e convites sendo levado aos municípios”.
Conforme Dornelles, a expectativa é de bom público, buscando bater o número da última edição, de cerca de 180 mil pessoas. “Para nós foi uma surpresa o público da última edição, por conta da pandemia. Se atingirmos o mesmo número da 20ª edição, com certeza vai ser um sucesso. A expectativa, como organizador, é procurar atender a todos. Infelizmente, na última edição, houve dias em que as pessoas não conseguiram entrar no parque, devido a fila que se formou na rodovia, mas não temos como distribuir as pessoas durante os 4 dias. Não cobramos ingresso, e isso é um motivo pelo qual a gente volta com a feira nos dias de semana, começando na terça-feira e terminando na sexta-feira”, destaca.
Publicidade
Dentre as diversas atrações, o coordenador pontua a questão da inovação tecnológica e rural para esta edição. “A gente está mantendo as novas tecnologias de inovação. Estamos verificando as agendas de todas as empresas, de tabaco, de fertilizantes, de defensivos químicos, entre outras. Esta agenda de sustentabilidade começa lá na propriedade do agricultor, então os produtores já vem com o Cadastro Ambiental Rural, mas é importante essa questão social. A gente vai estar novamente com uma programação bem extensa no espaço de Inovação do Agro. Criamos ele por conta das várias entidades que nos procuraram por trabalharem com a questão de inovação. Dentre as atividades estará o Fórum de Educação Rural, exposição de startups, Fórum Florestal, Fórum de Diversificação e mais. São todas atrações na área de inovação, que trabalhamos juntamente com todos os parceiros, os quais nos proporcionam realizar anualmente uma feira muito rica e com um grande número de expositores”, ressalta.
Além das diversas atrações, o parque recebeu melhorias em sua infraestrutura. “Ampliamos o número de estandes. Fizemos mais uma rua e, por incrível que pareça, tem muitas empresas que ficarão na fila de espera. Ampliamos o estacionamento de forma que possamos atender o público nos 4 dias de feira”, salienta Dornelles.
Outro ponto tradicional da feira é a presença de expositores da agricultura familiar, que movimenta diversos produtores rurais com vários itens agrícolas. “Também teremos as agroindústrias. Produtores que vendem para outros produtores, mostrando que é possível agregar valor à produção rural, um investimento que deve ser muito bem estudado pelos produtores rurais. Isso traz uma atração muito grande, com produtos de muito boa qualidade que são vendidos, desde alimentos até artesanatos”, detalha.
Publicidade
Um assunto recorrente, também debatido durante a entrevista, e que se arrasta por mais um ano consecutivo, é a questão da estiagem, que, conforme Dornelles, também será um ponto tratado durante a feira. “Na programação a gente procura discutir problemas do agricultor e com certeza trabalharemos em todos os espaços a questão da estiagem. Sempre procuramos mostrar a necessidade do produtor. É importante lembrar que são várias formas de trabalhar esta questão, desde a forma da matéria orgânica no solo, uso de seguros, a questão da diversificação de culturas, entre outras”, frisa.
Segundo o coordenador, para a abertura da feira já estão sendo feitos contatos com autoridades a nível de estado e federação, além de já estar sendo buscada agenda junto ao governador. Também estão sendo convidadas autoridades regionais, como prefeitos e representantes de entidades.
O evento de abertura receberá convidados da região e novamente será transmitido, ao vivo, pelo canal do YouTube e Facebook da Afubra. Na oportunidade também haverá uma palestra, que ficará a cargo do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, o qual falará sobre os programas e ações a curto, médio e longo prazo da Secretaria.
LEI MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.