No início de agosto, a obra que vai resultar na Barragem Dona Josefa, em Vera Cruz, começou de modo definitivo. O pontapé inicial foi dado após a conclusão dos trâmites burocráticos, relacionados à obtenção do licenciamento ambiental junto ao Departamento de Recursos Hídricos do governo do Estado. Agora, equipes da Prefeitura trabalham em ritmo acelerado, para que, no fim do próximo verão, a estrutura já esteja pronta para armazenar água.
Entre os procedimentos legais, conforme explicou o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 nesta quinta-feira, 31, foram realizadas negociações com proprietários das áreas a serem alagadas, escrituração desses espaços e, também, do terreno de 7,6 hectares, na localidade de Linha Floresta, que será utilizada para compensação ambiental. Isto é, em virtude da intervenção na vegetação da área onde a barragem será construída, é necessário plantar novas árvores em outro local.
LEIA MAIS: Construção da Barragem Dona Josefa começa a sair do papel
Publicidade
A limpeza do terreno onde será feito o barramento, por sua vez, foi concluída recentemente. Nessa terça-feira, 29, foram realizadas novas sondagens, no setor que vai receber o vertedouro. “Nos próximos dias, queremos concluir o projeto-executivo, para que se possa iniciar, de fato, as obras de construção do barramento”, adiantou Becker. O prefeito acredita que a barragem será importante para que Vera Cruz tenha autonomia e segurança hídrica.
Ainda que o interesse no projeto seja grande, Gilson Becker não estipula prazos para a conclusão da obra. “Tem a variável climática. E como vai ser construída com material do próprio local, é necessário de muitos equipamentos, além de condições climáticas adequadas. É provável que se trabalhe mais no verão, quando for mais seco”, estimou. Nesse sentido, a expectativa é de que, no final da estação mais quente do ano, a barragem esteja pronta para reservar água.
LEIA TAMBÉM: Prefeito de Vera Cruz anuncia investimento de R$ 15 milhões em pavimentação
Publicidade
A Barragem Dona Josefa terá uma área alagada de 16 hectares, com capacidade de armazenamento de 300 mil metros cúbicos de água. Conforme o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, atualmente são utilizados, em média, 5,5 mil metros cúbicos por dia para o abastecimento de todo o município. “Com a barragem, conseguiremos abastecer toda a cidade por 60 dias, sem nenhuma contribuição”, ressaltou.
O chefe do Executivo explicou, ainda, que o manancial vai continuar produzindo água, de modo que o reservatório será importante em um momento de estiagem, quando a vazão estiver reduzida. “Poderemos complementar a vazão do arroio, para que tenha volume de água suficiente no ponto de captação”, disse.
*Colaborou a jornalista Aline Silva
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.