Para a Expoagro Afubra de 2019, as agroindústrias e expositores de artesanato e flores deverão contar com um pavilhão de alvenaria de 1.500 metros quadrados. A obra já foi iniciada e as fundações e alicerce estão prontos, mas os recursos federais para a obra, que deverá custar R$ 950 mil, ainda não foram repassados. Por isso, a construtora responsável optou por parar a obra até que a primeira parte dos recursos seja liberada.
O pavilhão fixo deverá proporcionar mais conforto para os expositores e visitantes, pois o projeto prevê estruturas hidráulica e elétrica reforçadas. Segundo o assessor para eventos agropecuários da Afubra, Márcio Fernando de Almeida, nos próximos dias serão retomadas as tratativas com a prefeitura de Rio Pardo e o deputado Heitor Schuch – que conseguiu a verba por meio de emenda – para que sejam renovados os contatos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a liberação da verba já destinada à obra.
Na Expoagro Afubra 2018, a Agricultura Familiar foi instalada em estrutura móvel semelhante à erguida em anos anteriores. O espaço, onde estão 155 expositores, é um dos locais mais disputados pelo público, por causa da oferta de produtos coloniais, muitos deles difíceis de serem encontrados em estabelecimentos comerciais. São embutidos, queijos diferenciados, biscoitos, cucas, pães, geléias exóticas, conservas, sucos, rapaduras, vinhos, destilados, compotas, artesanato e folhagens, tudo produzido em empreendimentos de agricultores familiares gaúchos.
Publicidade
LEIA MAIS:
+ O que comprar com até R$ 50,00 na agroindústria familiar
+ Construção de novo pavilhão da Expoagro tem início
Publicidade
+ VÍDEO: artista produz esculturas com motosserras na Expoagro