Geral

Expectativa de aprendizado é baixa, aponta pesquisa

Apenas um em cada grupo de dez professores do País acha que seus alunos aprenderão neste ano o que estava previsto. Mesmo após um semestre de aulas presenciais, as escolas ainda sentem os impactos da pandemia, que devem durar alguns anos. Segundo especialistas, a falha na aprendizagem ocorre não só pelos conteúdos que deixaram de ser ensinados com as escolas fechadas, mas também em razão de problemas de saúde mental e de relacionamento dos estudantes.

Os números vêm de uma pesquisa realizada no primeiro semestre com professores de escolas públicas e particulares de todo o País, pelo Instituto Península. Ao serem questionados sobre como está a aprendizagem dos alunos na volta às aulas, 11% disseram que devem cumprir o esperado para o ano letivo. A mesma pergunta havia sido feita em 2020, quando o índice foi de 26%, e em 2021, quando 14% tinham afirmado que seus alunos aprenderiam o previsto.

LEIA TAMBÉM: Programa de Busca Ativa Escolar reduz os abalos da pandemia no Vale do Rio Pardo

Publicidade

Os professores também ressaltam que convivem com alunos desconcentrados, desmotivados e com dificuldade em se relacionar com colegas. Os profissionais estão mais preocupados com a saúde mental dos alunos do que com a própria – 60% deles se dizem sobrecarregados, um número que só cresce desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2020.

Para a diretora executiva do Instituto Península, Heloisa Morel, as escolas devem compreender que a saúde mental é um desafio que faz parte da educação. “E isso não é missão para um ano só, vai durar bastante”, diz.

LEIA TAMBÉM: Programa orienta jovens sobre o mercado de trabalho

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.